terça-feira, 20 de novembro de 2012

HISTÓRIA DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS

       ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

 

 

 

História


 
Fotografia aérea do Autódromo de Interlagos.

No fim da década de 1920, o engenheiro britânico Luiz Romero Sanson idealizou uma região de lazer entre as represas Billings e Guarapiranga, sendo que sua filha escolheu o nome Interlagos para o local. Em abril de 1939, com o autódromo ainda em obras, um grupo de pilotos liderado por Manoel de Teffe

deu as primeiras voltas na pista. um ano após houve a grande inauguração no dia 12 de maio de 1940, o autódromo abriu suas portas. Neste dia o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.
Fechado para reformas em
1967, só foi reaberto em 1 de março de 1970, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford. Em 1971, o autódromo passou novamente por reformas para abrigar no ano seguinte, pela primeira vez, um Grande Prêmio de Fórmula 1. Em 1972 houve o primeiro Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 sem contar pontos para o campeonato, sendo vencido pelo argentino Carlos Reutemann, piloto da equipe Brabham. Em 1973 a prova já era válida pelo campeonato mundial de equipes e pilotos. Até 1980 o autódromo recebeu o Grande Prêmio sucessivamente, com exceção de 1978 que foi no Autódromo de Jacarepaguá. De 1981 a 1989 o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro em Jacarepaguá.


 
Torre de controle do Autódromo de Interlagos.

Em 1989, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que havia sido transferido para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Iniciou-se, assim, uma grande reforma que mudaria completamente o traçado do velho Interlagos, e em 1990 voltou para São Paulo onde continua até o presente, e sendo realizado sucessivamente.


 Melhorias em 2007.


No ano de 2007, o autódromo foi fechado por quatro meses para ser trocado todo o asfalto do circuito, além da construção de mais uma arquibancada na reta dos boxes e alteração da entrada dos boxes.
Para o
Grande Prêmio do Brasil de 2007, foram realizados os reparos de maior escala dos últimos 35 anos do circuito, para resolver fundamentalmente problemas com a superfície da pista. O asfalto existente foi totalmente substituído, resultando em uma superfície da pista muito lisa. Ao mesmo tempo, a entrada do pit lane foi reforçado para melhorar a segurança e construído um novo e maior stand fixo. Para facilitar o trabalho, o circuito foi fechado e não foram realizados eventos nos cinco meses imediatamente anteriores à corrida.
Em
17 de outubro de 2007, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a operar a nova estação da Linha 9, a Estação Autódromo, perto do circuito. A Linha C foi prorrogado para melhorar o acesso entre o centro de São Paulo e região sul da Grande São Paulo, incluindo o circuito.



Panorâmica da reta principal do Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), tirada da arquibancada M, durante o treino de sexta-feira para o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula Um 2009.


 Traçados.



 Curvas.



Interlagos no Grande Prêmio do Brasil, em 2006.
  • Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números , mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens , pois os homens contornavam a 1 e 2 de `` pé embaixo ``, ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas havia enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
  • Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
  • Curva do sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.
  • Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da força pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente". Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".
  • Curva do laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
  • Curva da ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.

Curva "S" do Senna.
  • Curva do pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.
  • Curva bico de pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
  • Curva da junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
  • Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
  • Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
  • Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.


 Comparação.


Comparação das voltas mais rápidas por categorias no Autódromo José Carlos Pace sem contar com as categoria de motovelocidade.
CategoryTimeDriverTeamData
Fórmula 11:11.473Juan Pabl
 Montoya
Williams-BMWGP Brasil de 2004
Le Mans Series-LMP11:18.787Pedro Lamy/Stéphane SarrazinPeugeot 908 HDi FAPMil Milhas Brasil de 2007
Fórmula
 3
1:28.970Nelson MerloBassani Racing2006/12/ 9
FIA GT11:32.060 Henrique Bernoldi/Xandinho NegrãoMaserati MC12 Vitaphone2010/11/27
Fórmula Renault1:35.809Nelson MerloBassani Racing2005/11/ 6
Stock Car Brasil V81:37.672Allam KhodairBlau Full Time2010/ 3/27
Troféu Maserati1:47.655Guto NegrãoMedley2006/ 3/25
Fórmula Truck2:04.616Wellinton CirinnoABF/Mercedes-Benz2003/10/ 5


 Fórmula 1.



 
A pista paulista marcou a última corrida (antes do abandono da aposentadoria) do piloto de Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher.

 
Grande Prêmio do Brasil de 2007.
O Autódromo de Interlagos foi palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nos anos de 1972 a 1977, 1979, 1980 e de 1990 até a data atual.
Provas disputadas e vencedores:
O fundo vermelho mostra quando a prova não fez parte do campeonato mundial da Fórmula 1.
AnoPilotoEquipe 
2011Austrália Mark WebberRed Bull-Renault 
2010Alemanha Sebastian VettelRed Bull-Renault 
2009Austrália Mark WebberRed Bull-Renault 
2008Brasil Felipe MassaFerrari 
2007Finlândia Kimi RäikkönenFerrari 
2006Brasil Felipe MassaFerrari 
2005Colômbia Juan Pablo MontoyaMcLaren-Mercedes 
2004Colômbia Juan Pablo MontoyaWilliams-BMW 
2003Itália Giancarlo FisichellaJordan-Ford 
2002Alemanha Michael SchumacherFerrari-Ferrari 
2001Escócia David CoulthardMcLaren-Mercedes 
2000Alemanha Michael SchumacherFerrari-Ferrari 
1999Finlândia Mika HakkinenMcLaren-Mercedes 
1998Finlândia Mika HakkinenMcLaren-Mercedes 
1997Canadá Jacques VilleneuveWilliams-Renault 
1996Inglaterra Damon HillWilliams-Renault 
1995Alemanha Michael SchumacherBenetton-Renault 
1994Alemanha Michael SchumacherBenetton-Ford 
1993Brasil Ayrton SennaMcLaren-Ford 
1992Inglaterra Nigel MansellWilliams-Renault 
1991Brasil Ayrton SennaMcLaren-Honda 
1990França Alain ProstFerrari-Ferrari 
1980França Rene ArnouxRenault-Renault 
1979França Jacques LaffiteLigier-Ford 
1977Argentina Carlos ReutemannFerrari-Ferrari 
1976Áustria Niki LaudaFerrari-Ferrari 
1975Brasil José Carlos PaceBrabham-Ford 
1974Brasil Emerson FittipaldiMcLaren-Ford 
1973Brasil Emerson FittipaldiLotus-Ford 
  



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