ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.
História
No fim da década de 1920, o engenheiro britânico Luiz Romero Sanson idealizou uma região de lazer entre as represas Billings e Guarapiranga, sendo que sua filha escolheu o nome Interlagos para o local. Em abril de 1939, com o autódromo ainda em obras, um grupo de pilotos liderado por Manoel de Teffe
deu as primeiras voltas na pista. um ano após houve a grande inauguração no dia 12 de maio de 1940, o autódromo abriu suas portas. Neste dia o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.
Fechado para reformas em 1967, só foi reaberto em 1 de março de 1970, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford. Em 1971, o autódromo passou novamente por reformas para abrigar no ano seguinte, pela primeira vez, um Grande Prêmio de Fórmula 1. Em 1972 houve o primeiro Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 sem contar pontos para o campeonato, sendo vencido pelo argentino Carlos Reutemann, piloto da equipe Brabham. Em 1973 a prova já era válida pelo campeonato mundial de equipes e pilotos. Até 1980 o autódromo recebeu o Grande Prêmio sucessivamente, com exceção de 1978 que foi no Autódromo de Jacarepaguá. De 1981 a 1989 o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro em Jacarepaguá.
Em 1989, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que havia sido transferido para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Iniciou-se, assim, uma grande reforma que mudaria completamente o traçado do velho Interlagos, e em 1990 voltou para São Paulo onde continua até o presente, e sendo realizado sucessivamente.
Melhorias em 2007.
No ano de 2007, o autódromo foi fechado por quatro meses para ser trocado todo o asfalto do circuito, além da construção de mais uma arquibancada na reta dos boxes e alteração da entrada dos boxes.
Para o Grande Prêmio do Brasil de 2007, foram realizados os reparos de maior escala dos últimos 35 anos do circuito, para resolver fundamentalmente problemas com a superfície da pista. O asfalto existente foi totalmente substituído, resultando em uma superfície da pista muito lisa. Ao mesmo tempo, a entrada do pit lane foi reforçado para melhorar a segurança e construído um novo e maior stand fixo. Para facilitar o trabalho, o circuito foi fechado e não foram realizados eventos nos cinco meses imediatamente anteriores à corrida.
Em 17 de outubro de 2007, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a operar a nova estação da Linha 9, a Estação Autódromo, perto do circuito. A Linha C foi prorrogado para melhorar o acesso entre o centro de São Paulo e região sul da Grande São Paulo, incluindo o circuito.
Traçados.
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Circuito de Interlagos em 1973
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Circuito de Interlagos Interlagos em 1979
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Circuito em 1990
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Sobreposição mostrando as diferenças entre o circuito de hoje e de 1973
- Circuito de Interlagos em 1973
- Circuito de Interlagos Interlagos em 1979
- Circuito em 1990
- Sobreposição mostrando as diferenças entre o circuito de hoje e de 1973
Curvas.
- Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números , mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens , pois os homens contornavam a 1 e 2 de `` pé embaixo ``, ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas havia enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
- Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
- Curva do sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.
- Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da força pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente". Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".
- Curva do laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
- Curva da ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.
- Curva do pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.
- Curva bico de pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
- Curva da junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
- Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
- Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
- Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.
Comparação.
Comparação das voltas mais rápidas por categorias no Autódromo José Carlos Pace sem contar com as categoria de motovelocidade.
Category | Time | Driver | Team | Data |
---|---|---|---|---|
Fórmula 1 | 1:11.473 | Juan Pabl Montoya | Williams-BMW | GP Brasil de 2004 |
Le Mans Series-LMP1 | 1:18.787 | Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin | Peugeot 908 HDi FAP | Mil Milhas Brasil de 2007 |
Fórmula 3 | 1:28.970 | Nelson Merlo | Bassani Racing | 2006/12/ 9 |
FIA GT1 | 1:32.060 | Henrique Bernoldi/Xandinho Negrão | Maserati MC12 Vitaphone | 2010/11/27 |
Fórmula Renault | 1:35.809 | Nelson Merlo | Bassani Racing | 2005/11/ 6 |
Stock Car Brasil V8 | 1:37.672 | Allam Khodair | Blau Full Time | 2010/ 3/27 |
Troféu Maserati | 1:47.655 | Guto Negrão | Medley | 2006/ 3/25 |
Fórmula Truck | 2:04.616 | Wellinton Cirinno | ABF/Mercedes-Benz | 2003/10/ 5 |
Fórmula 1.
Grande Prêmio do Brasil.
O Autódromo de Interlagos foi palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nos anos de 1972 a 1977, 1979, 1980 e de 1990 até a data atual.
Provas disputadas e vencedores:
O fundo vermelho mostra quando a prova não fez parte do campeonato mundial da Fórmula 1.
Ano | Piloto | Equipe | |
---|---|---|---|
2011 | Mark Webber | Red Bull-Renault | |
2010 | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | |
2009 | Mark Webber | Red Bull-Renault | |
2008 | Felipe Massa | Ferrari | |
2007 | Kimi Räikkönen | Ferrari | |
2006 | Felipe Massa | Ferrari | |
2005 | Juan Pablo Montoya | McLaren-Mercedes | |
2004 | Juan Pablo Montoya | Williams-BMW | |
2003 | Giancarlo Fisichella | Jordan-Ford | |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari-Ferrari | |
2001 | David Coulthard | McLaren-Mercedes | |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari-Ferrari | |
1999 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes | |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes | |
1997 | Jacques Villeneuve | Williams-Renault | |
1996 | Damon Hill | Williams-Renault | |
1995 | Michael Schumacher | Benetton-Renault | |
1994 | Michael Schumacher | Benetton-Ford | |
1993 | Ayrton Senna | McLaren-Ford | |
1992 | Nigel Mansell | Williams-Renault | |
1991 | Ayrton Senna | McLaren-Honda | |
1990 | Alain Prost | Ferrari-Ferrari | |
1980 | Rene Arnoux | Renault-Renault | |
1979 | Jacques Laffite | Ligier-Ford | |
1977 | Carlos Reutemann | Ferrari-Ferrari | |
1976 | Niki Lauda | Ferrari-Ferrari | |
1975 | José Carlos Pace | Brabham-Ford | |
1974 | Emerson Fittipaldi | McLaren-Ford | |
1973 | Emerson Fittipaldi | Lotus-Ford | |
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