terça-feira, 27 de novembro de 2012

ATENÇÃO COM FALSOS MOTOQUEIROS !!!!!

                                                     
      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.








                                                  ATENÇÃO!!!!!!!!!!

Extrema Importância:

ABALROAMENTO EM MOTO NÃO É COLISÃO.
É ATROPELAMENTO!
FAÇA BOLETIM DE OCORRÊNCIA!!!
PONHA ISSO NA CABEÇA!


ORIENTAÇÃO PARA QUEM TEM CARRO! E para amigos de quem tem!!!


ISSO ACONTECE!

Abalroamento com moto não é colisão. É atropelamento.

É um aviso das Seguradoras:

Como advogados sempre nos indagam de coisas parecidas, sugerimos o seguinte:

Registrar, fotografar (agora com celular é fácil até fazer um filminho), pegar nome de testemunhas. ...

Aviso das seguradoras:
Leiam o relato abaixo, de um sinistro com um de nossos segurados:

"No mês de abril, o carro do meu filho foi abalroado na TRASEIRA, num farol fechado, por uma motoqueira com outra na garupa. A moto caiu e a garupa ficou com a perna embaixo da moto.

Meu filho filmou a placa da moto e obteve telefone com a garupa.
Telefone inexistente.

Um funcionário da CET, que estava próximo, acionou o resgate e a motoqueira mandou cancelar.

Como ela não quis ser socorrida, o marronzinho pediu para que saíssem do local, sem antes orientar meu filho de que seria interessante registrar um BO. Foi o que fizemos na mesma tarde.

Um mês depois, recebi telefonema "em casa" da dita cuja, querendo fazer um acordo, dizendo que o conserto da moto estava por volta de R$ 800,00 e que a garupa machucou muito a perna, estando 20 dias sem poder trabalhar.

Por ela não ter aceito o atendimento do resgate, disse que não teria acordo nenhum.

Mais um mês se passou (Junho) e recebi uma intimação policial, na minha casa, para me apresentar no distrito de Perdizes para prestar depoimento, por "OMISSÃO DE SOCORRO".

Chegando lá, soubemos que havia sido registrado um BO e elas tinham passado, 4 dias depois, no IML para fazer exame de corpo de delito.

Fizemos os depoimentos, meu filho como condutor, eu como proprietário do veículo, o carro passou por perícia policial e o caso está com minha advogada para provar que não houve omissão de socorro.

Felizmente o nosso BO foi feito antes do delas e tínhamos o nome do policial que atendeu a ocorrência, bem como sabíamos a hora exata que o chamado do resgate foi cancelado. Mesmo assim, a dor de cabeça e trabalheira estão sendo grandes".

Agora, leia atentamente o texto abaixo:

(Aviso das seguradoras)

Todas as vezes que os senhores se envolverem em acidente de trânsito, cujo terceiro seja um motoqueiro, façam o BO (boletim de ocorrência), independentemente de serem culpados ou não.

Têm ocorrido fatos em que o motoqueiro é o culpado e tenta fazer um acordo no local, diz que está bem e não quer socorro médico.

Só que, depois, ele vai a um distrito policial, registra o BO e alega que o veículo fugiu do local sem prestar socorro, cobrando, na justiça, dias parados, conserto da moto, etc ...

Na maioria dos casos, as testemunhas do motoqueiro são outros motoqueiros.

Isto é um fato, pois está ocorrendo com muita freqüência Portanto, não caia na conversa do motoqueiro, que diz não ter acontecido nada.

Em um dos casos recentes a pessoa envolvida foi até a delegacia registrar BO e, eis que, quando chega à delegacia, lá estavam os tais amigos do motoqueiro tentando registrar BO de ausência de socorro.

ISTO É MUITO IMPORTANTE !!!

QUEM NÃO FOR MOTORISTA, REPASSE AOS AMIGOS.

ABALROAMENTO EM MOTO NÃO É COLISÃO. É ATROPELAMENTO!

PONHA ISSO NA CABEÇA!

( OLHO VIVO ) .


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POR QUE O SEGURO DO CARRO DA MULHER É MAIS BARATO?

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                                 HABILITADOS.


POR QUE O SEGURO DO CARRO DA MULHER É MAIS
                                        BARATO?















 

Mulheres tem mais atenção no trânsito.



As mulheres dirigem melhor do que os homens. A afirmação é comprovada através de estatísticas e depoimentos de especialistas em trânsito.


 


Baseado na opinião e dúvidas dos internautas, o jornal procurou responder a maioria das perguntas entrevistando mulheres, corretores de seguro, funcionários de escolas de treinamentos para habilitados.


É estatisticamente comprovado que as mulheres causam menos acidentes de trânsito, e consequentemente, menos mortes, o que explica por que o custo do seguro de automóvel é mais barato para as mulheres.


Respondendo à internauta Magna, que gostaria que fosse apresentado estatísticas sobre acidentes envolvendo mulheres, de acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito(Denatran), desde 2004 houve um aumento de 44% de mulheres habilitadas, e no início de 2010 pra cá aumentou ainda mais o número de mulheres tirando a primeira habilitação.


Estatísticas do boletim de registro de acidentes de trânsito(BRATs) no período de 01/08/2009 à 29/02/2012 emitidos pela Guarda Municipal de Volta Redonda, informou que do total de acidentes sem vítima neste período, 2.237 envolveram mulheres e 9.562 envolveram condutores masculinos.


Na opinião do chefe de operações da Guarda Municipal de Volta Redonda, inspetor Silvano Teixeira de Paula, apesar do quantitativo do sexo feminino ser menor no trânsito, a mulher é mais controlada, menos impulsiva e menos agressiva que o homem, se preocupando mais com as regras de trânsito, o que contribui para que o seu envolvimento em acidentes seja menor.


Dos 45 milhões de motoristas no Brasil, quase 15 milhões são do sexo feminino, e segundo o Denatran, 71% dos acidentes são provocados pelos homens e 11% pelas mulheres, sem contar que 70% das multas são para motoristas do sexo masculino.


 Os dados revelam ainda que a mulher tem mais precaução, não avança sinais, e não deixa de usar o cinto de segurança.


Segundo Mara Adriana, secretária de uma auto-escola do bairro, a procura pela primeira habilitação tem aumentado muito entre as mulheres, quase se equiparando aos homens, já em relação à troca de categoria a procura é menor que os homens.


Para o instrutor da Escola de treinamento para habilitados Fabio Vicentini, a procura de mulheres para fazer o nosso curso, aumentou em 40% nos últimos anos.


O instrutor afirma que para aprender a dirigir o homem já quer fazer logo as manobras de trânsito, já a mulher é mais atenciosa, ela escuta primeiro, para depois fazer as manobras.


Já no caso da avaliação para a prova prática, o índice de reprovação continua mais alto entre as mulheres; o instrutor acredita que é por causa do nervosismo.


Já no trânsito, Vicentini afirma que a mulher é mais habilidosa e mais atenta, razão pela qual se explica por que os homens estão envolvidos em mais acidentes que as mulheres.


Na opinião do, instrutor , a diferença maior entre um homem e uma mulher ao volante é que a insegurança da mulher faz ela ficar mais prudente no trânsito, com isso ela normalmente não avança o sinal, não bebe e se envolve em menos briga de trânsito.


 Atualmente 79% dos acidentes com mortes no trânsito são de condutores masculinos, e o seguro do veículo para homens nos últimos anos tem sido mais caro em razão destas estatísticas.


O número de habilitações também tem aumentado muito entre as mulheres nestes últimos anos, confirma o instrutor Vicentini, em  80% dos alunos são mulheres e 20% homens.


(Seguro mais barato para elas).


Confirmando o comentário da internauta Paula Marques, que concorda com as seguradoras em darem descontos às mulheres,  escutou a gerente administrativa de uma corretora de seguros , Darci Peres, que trabalha com mais de 10 seguradoras, e que explica os motivos que levam uma corretora a apostar no sexo feminino.


Segundo Darci, a maior parte das seguradoras tem um desconto quando o condutor é do sexo feminino, não importando a idade.


 As seguradoras analisam que como a mulher é mais prudente, tem mais consciência, pois como dirigem mais com os filhos, ela já tem uma medida de segurança maior.


Em razão disso uma certa seguradora criou um produto específico para as mulheres, chamado "Auto Mulher", que além do desconto normal que a seguradora já dá para a mulher ela também disponibiliza alguns benefícios exclusivos para este público, como o serviço de motorista substituto, que consiste em enviar um motorista para conduzir o veículo até o local da residência da motorista, quando for solicitado, e o benefício da isenção de franquia no primeiro sinistro.


Darci informa que a diferença de preço de um seguro feito para homens de um feito para mulheres pode ser de 20 a 25%, dependendo da seguradora. Darci é unânime em afirmar que todas as seguradoras afirmam que a mulher é mais prudente no trânsito, razão pela qual as seguradoras sempre estão beneficiando este grupo.


Por esse motivo a gerente alerta aos homens na hora de fazer um seguro do carro, pois é comum um casal colocar o seguro no nome da esposa para com isso adquirir descontos, mas Darci alerta que a seguradora vai querer saber o perfil do condutor e qual o tempo de circulação que ele dirige, para o caso de um sinistro, confirmar se realmente ela vai ter cobertura ou não.


- As seguradoras podem investigar caso o veículo esteja com o marido na hora do acidente e o seguro do carro estiver no nome da esposa - alerta.


Outra observação de Darci é que os sinistros de mulheres são menores tanto em acidentes com colisão como em roubos, pois para as seguradoras elas são mais cautelosas e temerosas no volante, não se arriscando tanto quanto os homens.


- Em nossa corretora 90% dos sinistros em geral como roubo, furto e colisão são causados por homens, este ano ainda não foi registrado na seguradora nenhum sinistro causado por uma mulher - afirma satisfeita.


Outro detalhe que Darci observa é que nos seguros feitos pelos pais para filhos de 18 anos, quando é informado que o jovem condutor é do sexo masculino tem um custo, se for do sexo feminino é mais barato.


No caso de seguro de veículos para condutores idosos, a preferência de descontos para o sexo feminino também é maior.


(Internautas).


Em resposta aos internautas Guilhermina Roza, Cris e Magna, que sugeriram depoimentos de motoristas mulheres que trabalham profissionalmente, o jornal   entrevistou alguns desses profissionais como também mulheres que tiraram a sua habilitação para serem mais independentes.


Para a internauta Mariana, dirigir é uma questão de gostar daquilo que faz.


Sou mulher e não manjo nada de cozinha, em compensação, faço muito trabalho masculino como trocar resistência do chuveiro, arrumar ferro de passar, puxo extensão de luz e o que mais adoro é dirigir.


 Tenho 52 anos, onde tenho carteira de habilitação há 28 anos e nunca levei multa. Tudo é questão de gostar, gente, alguns dirigem por necessidade, não porque gostam - falou.


Já para a comerciante Nalva Alves, de 47 anos, a opção de tirar a primeira habilitação foi porque queria comprar um carro e ser dona de seu próprio nariz.


- Optei por tirar habilitação por necessidade, pois tinha vontade de comprar um carro, mas não sabia dirigir.


 Já estou quase concluindo o curso e não achei difícil. Acho que o que diferencia os homens das mulheres na direção é a insegurança, por isso procuramos dirigir com mais cautela.


 Comprei o carro para trabalhar, ir a feira, viajar e ser independente - por isso acho que está valendo a pena.


Para a motorista de ônibus Carla Aparecida, de 44 anos, que há um ano trabalha como motorista profissional em uma empresa de ônibus, dirigir um ônibus foi realizar um sonho antigo.


- Tinha CNH desde 1989 na categoria B, três anos depois passei para a C, e em 2004 troquei para a E.

 Sempre quis trabalhar com veículo grande onde o meu sonho era ser motorista de ônibus e na minha empresa eu fui a primeira motorista mulher.


 Eu não sinto preconceito nenhum e as pessoas me tratam com muito carinho, principalmente os passageiros onde faço a linha em que trabalho,  me elogiam muito, até os meus colegas de trabalho sempre me tratam bem.


A dificuldade maior que encontrei foi acostumar com o tamanho do ônibus, mas graças ao bom instrutor que tive, chamado Vicentini, aprendi muito rápido e bem.


  No início o meu marido que é caminhoneiro estranhou um pouco, mas depois acostumou, já os meus filhos curtem muito - afirmou satisfeita a motorista.


Para a motorista de táxi Claudia Guilhermina da Silva, de 45 anos e há oito meses trabalhando como taxista no litoral, o mercado de táxi está melhorando muito na cidade.



 A maior dificuldade é entrar no mercado porque os homens não dão chance, mas isso já está mudando graças ao bom trabalho das mulheres.


 Eu acho que somos mais atenciosas e cautelosas no trânsito por isso estamos ganhando espaço, em oito meses de trabalho nas ruas já ganhei muitos clientes novos.


 Trabalho das seis da manhã às 22h30 e acho que os clientes até gostam mais de mulher na função de taxista.


 Muitos casais que vão para o motel gostam de sair no meu carro por eu ser mulher, também sou muito solicitada por passageiros idosos.


O que está faltando agora é um ponto de táxis só para as mulheres e espero que o prefeito  se lembre da gente - comenta a motorista.


(Sindicato apoia mulheres).


As pessoas não estão tendo mais discriminação e muitas empresas de transporte rodoviário e de cargas estão aprovando o trabalho feminino e incentivando a contratação de mais mulheres.


 A mulher deve procurar este novo mercado de trabalho pelas novas vantagens que a profissão está oferecendo agora.


 Já está comprovado que elas se envolvem menos em acidentes e apesar do número delas ainda ser menor no mercado, foi uma boa opção das empresas de ônibus,do litoral.


 
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10 DICAS PARA EVITAR ESTRESSE NO TRÂNSITO.

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              ( DICAS PARA DIRIGIR NO TRÂNSITO):




Nossas dicas podem ajudar você a não perder a cabeça enquanto enfrenta o tumulto do trânsito!


1º) Tempo: para evitar atrasos, o ideal é planejar sair de casa com antecedência. Por isso, comece a contabilizar o tempo gasto no banho, na escolha da roupa e no café da manhã, por exemplo.


2º) Espaço: em horários de pico, estabeleça rotas alternativas. Trafegar por trechos movimentados só vai aumentar as chances de se envolver em ocasiões estressantes.


3º) Antecedentes: entrar no carro já estressado é pedir para ter aborrecimento no trânsito. Se você teve algum desentendimento ou briga em casa ou no trabalho, seguir para o destino de táxi ou ônibus é a melhor solução.


4º) Música: em alto volume pode aumentar ainda mais a tensão. Escolha estilos calmos e volumes abaixo do barulho vindo da rua. Afinal, você precisa manter a atenção no que realmente importa no trânsito: dirigir com responsabilidade.


5º) Respiração: é uma boa maneira de se acalmar. Ao perceber que alguma coisa pode tirar seu sossego, inspire o ar, prenda-o por alguns segundos e solte-o em seguida. Se o carro for equipado com ar-condicionado, é bom deixá-lo ligado, mesmo com gasto excedente de bateria.


6º) Postura: sentar de forma errada no banco causa dores lombares. Além disso, manter uma postura correta alivia a sensação de cansaço.


7º) Pés: nunca devem ficar apoiados nos pedais, principalmente na embreagem. Tente movimentá-los sempre, para evitar dores e ajudar a circulação do sangue.


8º) Pensamento: mentalizar coisas ruins só irá aumentar a tensão. Pense em ambientes tranquilos ou aproveite os minutos ociosos para fazer planos, como onde passar o feriado ou fim de semana. Outra saída é estudar por meio dos chamados audiobooks, disponíveis pela internet.


9°) Situações de riscos: nada de avançar sinal, trafegar acima da velocidade permitida, usar a buzina em excesso, avançar na faixa de pedestre ou fazer ultrapassagens perigosas. Conte até dez antes de se desentender com outro motorista. Talvez, ele esteja mais estressado que você e as consequências de tal imprudência podem ser drásticas.


10°) Passageiros: podem representar um risco de estresse quando conversam, mostram-se nervosos ou querem impor uma maneira de dirigir ao condutor. O motorista é o senhor de todo o espaço dentro do carro e deve impor limites.


Lembre-se: dirigir é uma atividade complexa e requer não apenas técnica. Acima de tudo, é preciso prudência e atenção. Ninguém muda o trânsito sozinho, mas se cada um fizer a sua parte já é um bom começo. Pense nisso!




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MULHER GRÁVIDA PODE DIRIGIR ?

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Não existe restrição segundo o código de trânsito, mas recomenda-se que até o quinto mês, a gestante pode dirigir sem grandes problemas, tomando os cuidados gerais, como todo motorista.


A partir do sexto mês, o bebê se movimenta mais na barriga, o que pode tirar a atenção da mulher. Além disso, os reflexos, durante a gestação, ficam mais lentos.



Alguns médicos podem variar o período, de acordo com cada gestante. “Aconselho minhas pacientes a dirigir, no máximo, até o oitavo mês. Mas o cuidado precisa ser redobrado.


A grávida se preocupa em tempo integral com o bebê. Quando dirige, não se foca 100% no trânsito. Daí a necessidade de mais atenção”, diz Ângelo Di Fraia Filho, ginecologista e obstetra.


Leve em conta seu estilo de vida, seu cotidiano, sua saúde física e emocional e combine com o obstetra até quando você ficará atrás do volante. E lembre-se que pegar caronas com parentes e amigos ou pegar um táxi podem ser boas opções nos meses finais.


Além de não passar pelo estresse de dirigir no trânsito, caso more em uma capital, você vai descobrir que ir e vir sem pensar no carro pode ser bastante cômodo.





Grávida pode andar de moto, bicicleta ou a cavalo?

Você circula de moto pela cidade, não dispensa uma voltinha a cavalo no campo e/ou adora andar de bicicleta na praia? Melhor deixar essas aventuras para depois que o bebê nascer.


 “O problema não é a atividade, e sim o risco de queda envolvido nelas”, alerta Eduardo Vieira da Motta, obstetra. Ao cair, você aumenta o risco de quebrar a bacia e perder o bebê.


 No final da gravidez, o acidente pode ser ainda mais sério, pois o útero cheio de sangue piora a hemorragia.


 Bicicleta, só as fixas, até porque o centro de gravidade muda quando a mulher engravida, aumentando as chances de queda. Se precisar andar a cavalo ou de moto, vá em baixa velocidade, use sempre os equipamentos de segurança e tente proteger a barriga.


 Lembre-se de que é sempre bom evitar um risco desnecessário. Caso sofra alguma queda, procure o médico imediatamente.


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QUEM TEM DIABETES PODE DIRIGIR ?

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                     * QUEM TEM DIABETES PODE DIRIGIR.

 


















O maior risco é a hipoglicemia moderada que não é percebida por 50% dos diabéticos e altera a capacidade de dirigir em 35% dos portadores.


Acidentes de trânsito são o segundo maior problema de saúde pública no Brasil e só perdem para a desnutrição segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Respondem por um custo anual de R$ 24,6 bilhões ao país conforme estudo do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).


Para Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier e diretor médico do Banco de Olhos de Campinas, o diabetes pode aumentar ainda mais o número de acidentes no país, considerando a prevalência da doença que hoje atinge 10 milhões de brasileiros e deve chegar a 16,5 milhões de portadores em 2025.


Perito em medicina do trânsito e membro da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) o oftalmologista explica que ao contrário do que se possa imaginar, entre diabéticos o perigo de acidentes não está relacionado á hiperglicemia, aumento da glicose no sangue que caracteriza a doença.

 O maior risco é a hipoglicemia, queda repentina da glicose na corrente sanguínea. Isso porque, o tempo entre o sintoma e a necessidade de correção é muito curto e a queda leve de glicemia não é percebida por 50% dos diabéticos apesar de reduzir a capacidade de dirigir em 35% dos portadores. Além disso, só 3 em cada 10 motoristas param de trafegar quando percebem os sintomas, comenta. O problema, observa, é mais comum na fase de adaptação ao medicamento, mas também pode ocorrer por irregularidade nos horários de alimentação ou excesso de exercício físico e em casos extremos colocar a vida do diabético em risco.



As falhas mais comuns na direção decorrentes da hipoglicemia leve são os desvios de direção, guinadas, saídas da pista, excesso de velocidade, condução lenta e freadas ou acelerações bruscas.



O especialista afirma que os sinais da hipoglicemia moderada são: ofuscamento visual, súbita piora na visão de perto (hipermetropia), tremor, sudorese, taquicardia, náusea, tontura e falha de atenção. Se não for corrigida pode progredir até o estado de coma, alerta.



As dicas do médico para evitar acidentes no trânsito são:

• Não dirigir no início do tratamento, troca de medicação ou dosagem.

• Carregar doces no veículo, em locais de fácil acesso.

• Realizar teste de glicemia capilar 1 hora antes de dirigir e 4 horas após direção contínua.

• Fazer exames de vista anualmente.

• Afastar-se da direção em casos de macro ou micro angiopatia e neuropatia.


PERIGO NOTURNO É MAIOR.


Diabéticos têm variações nos vícios de refração e maior propensão a doenças oculares que aumentam perigo no trânsito noturno.


Metade dos diabéticos não sabe que tem a doença que em estágio inicial não apresenta sintomas. Queiroz Neto conta que muitas pessoas descobrem que são diabéticas durante a consulta oftalmológica. São pacientes que têm uma repentina dificuldade de enxergar de longe causada pela hiperglicemia.


 Ele explica que isso acontece porque o aumento da glicose na corrente sanguínea leva ao acúmulo de água na parte posterior do cristalino que induz à miopia.



À medida que o nível de glicose no sangue retorna ao nível normal o cristalino volta ao tamanho original e a miopia induzida desaparece. A repetição dessas mudanças no cristalino, observa, predispõe diabéticos a terem visão embaçada pela catarata precoce.



As alterações metabólicas também enfraquecem os músculos favorecendo o surgimento de paresia da musculatura ocular, caracterizada pela perda parcial do movimento dos olhos.



Além das alterações musculares, o médico diz que ocorrem degenerações de tecidos que podem afetar o escoamento do humor aquoso, levar à maior pressão intra-ocular e consequentemente ao glaucoma que reduz o campo visual.



Portadores de diabetes há mais de 10 anos devem fazer consultas oftalmológicas semestralmente, adverte Queiroz Neto. Isso porque a doença enfraquece a parede dos vasos sanguíneos da retina, conjunto de fibras nervosas na parte posterior dos olhos que leva luz ao nervo óptico onde se processam as imagens.


 O controle de hemorragias e surgimento de neovasos através de medicação intra-ocular e aplicações de laser impedem o surgimento da retinopatia diabética que ainda é a maior causa de cegueira irreversível no Brasil.



De acordo com Queiroz Neto, à noite a miopia, astigmatismo, glaucoma e catarata pioram devido à falta de iluminação suficiente que diminui o contraste das imagens e a noção de profundidade.



  O reflexo do motorista também fica mais lento porque entre míopes e astigmáticos a noção de distância em relação aos outros veículos é maior do que a real. Além disso, manter o foco na estrada durante a noite, exige mais da musculatura ocular o que compromete a acomodação.



Entre as dicas para reduzir os riscos de acidentes, destaca:

Manter o grau dos óculos atualizado.

  Dar preferência por lentes anti-reflexo e com proteção UV.

  Certificar-se que os óculos de sol têm proteção UV, pois lentes sem proteção aumentam em 60% o risco de surgir catarata.

  Manter o pára-brisa limpo.

  Descansar durante o percurso.


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LABIRINTITE É MAIS COMUM DO QUE VOCÊ IMAGINA.

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Labirintite é mais comum do que você imagina.


 
 


 
 



 
 
 
 







A Labirintite é um termo utilizado por grande parte da população para designar uma doença que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição, pois afeta o labirinto estrutura do ouvido constituída pela cóclea (audição) e pelo vestíbulo (equilíbrio).

O que a maioria das pessoas não sabe é que esse termo é utilizado de forma imprópria, pois a labirintite é apenas uma das doenças existentes dentro dos casos de labirintopatias e vestibulopatias.

Uma pesquisa realizada na Unifesp mostra que a vertigem, o principal sintoma da labirintite, é a quarta queixa entre os homens e a sétima entre as mulheres, e atinge cerca de 33% das pessoas em algum momento da vida.
 
*Na terceira idade, a doença se torna mais frequente podendo atingir até 65%.

De acordo com o otorrinolaringologista Luiz Augusto de Lima, a labirintite é uma infecção do labirinto que pode ter diversas causas, "na maioria dos casos as bactérias são a causa dessa infecção, porém a labirintite também pode ser ocasionada por vírus que acometem o labirinto".


"A labirintopatia se manifesta, em geral, depois dos 40, 50 anos, decorrente de alterações metabólicas e vestibulares. Níveis altos de colesterol, triglicérides e ácido úrico podem acarretar em mudanças dentro das artérias, que reduzem a quantidade de sangue circulando nas áreas do cérebro e do labirinto", explica Lima.


Os sintomas mais comuns são: tontura, atordoamento, sensação de cabeça leve, impressão de queda, instabilidade, náuseas e vômitos. "Há pacientes que sentem que estão flutuando, ou tem a impressão de que irão cair a qualquer momento. Para evitar demais TRANSTORNOS, quem apresenta esse sintoma deve procurar por auxílio profissional para diagnóstico e tratamento", revela o especialista.


Os exames efetuados para diagnosticar a doença quando o paciente apresenta os sintomas clássicos de Labirintopatias são: tomografia computadorizada, ressonância magnética e testes vestibulares. O profissional explica outros fatores agravantes quando existe possibilidade do paciente estar com alguma labirintopatia:

"Fumantes e pessoas com o hábito de ingerir bebidas alcoólicas regularmente podem agravar o quadro clínico, pois o álcool e a nicotina e diversas outras substâncias contidas no cigarro, são agressivas ao sistema vestibular".


Alguns estudos realizados na Escócia e na Finlândia indicam que distúrbios conhecidos popularmente como( labirintite)
 atingem cerca de 10% das crianças e até bebês.

"Embora raro, as labirintopatias podem acometer as crianças, que na maioria dos casos são relacionados com alterações congênitas, e que devem ser tratadas com medicamentos em doses adequadas para a idade", esclarece o otorrinolaringologista.

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PRÉ ADOLENTE COM VERGONHA DOS PAIS.


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É normal pré-adolescentes terem vergonha dos pais









 

 

 



 

 

 



 

 

 





Não querer dar beijo de despedida na porta da escola, nem a mão para andar ou atravessar a rua são alguns sinais de que seu filho pré-adolescente está crescendo e, pior, pode estar com vergonha dos PAIS. Os especialistas consideram o comportamento normal, mas para os pais pode representar uma dor, uma ruptura, porém é preciso deixar claro que é só uma fase e passa.


Muitas atitudes antes normais, como levar o filho até a porta da escola, passam a se tornar "mico" a partir dos 10 anos, quando os pré-adolescentes se sentem envergonhados por que não são mais crianças, mas mantém hábitos infantis, que podem acarretar a gozação dos amigos.

 


De acordo com os psicólogos infantis, ao se sentirem mais adultos, os pré-adolescentes podem ter vergonha de algum comportamento dos pais que não aprovam e que não querem que os amiguinhos vejam, como o jeito de falar ou de se vestir.


Porém, há outras situações que fazem os filhos demonstrarem vergonha dos pais. Pode ser que ele não tenha pensado ou sentido isso, mas ouviu um amigo falar que é feio ou "coisa de criança" andar com os pais, que é preciso ser independente, fazendo com que ele mude de atitude ou passe a considerar que está mesmo "pagando mico" por não se comportar como os demais.


Mesmo sendo difícil, é preciso que os pais se aproximem para saber os reais motivos daquela atitude e a melhor forma de fazer isso é conversando abertamente sobre os motivos de não querer mais esse ou aquele comportamento que antes era considerado tão carinhoso.


Se a resposta da criança convencer, tudo bem, senão, é preciso investigar para então conversar e resolver. Caso contrário, se a situação não for tratada, a criança pode crescer com complexos mal resolvidos ou uma culpa desnecessária por querer um contato maior com os pais, mas temer passar vergonha no grupo social.


Normal ou excessiva?

Esta fase de ter vergonha dos pais pode ser normal, mas, dependendo da situação e de como ela se desenvolve, também pode se tornar atípica. Se a mudança do hábito for algo passageiro, não é preciso se preocupar, porque logo o filho perceberá que não há problema os pais estarem ali.


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DICAS DE SEGURANÇA COM CRIANÇAS NAS PRAIAS.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
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VERÃO, calor, FÉRIAS. Normalmente a praia é o destino mais escolhido pelas famílias nessa época do ano, durante as FÉRIAS escolares. Mas alguns cuidados básicos ajudam os pais a aproveitarem a praia tranquilamente, com seus filhos PROTEGIDOS, e evitando dores de cabeça quando a intenção é relaxar e se divertir.
 

 (Algumas dicas para você curtir o verão com as crianças em segurança).

Protetor solar
O protetor solar é a primeira e mais importante dica com relação à exposição ao sol. Antes de viajar, converse com o pediatra do seu filho e peça a ele que indique a proteção mais adequada à sua pele. Lembrando sempre de evitar exposição ao sol entre 11h e 17h, levando em consideração o horário de verão.

Água, muita água!
A perda de líquido é o maior vilão das férias e do calor. "A sede é o principal sintoma de desidratação na criança. Para garantir, ofereça sempre líquidos antes que ela peça", alerta Reibscheid.
Alimentação na praia.

A oferta de produtos gordurosos e mal refrigerados na areia é grande. No entanto, esses alimentos podem levar a uma intoxicação alimentar e estragar a festa. Opte por fazer uma refeição leve antes do passeio e levar frutas e água para a diversão.

Afogamento
Crianças devem sempre estar acompanhadas de um adulto para banho de mar e de preferência equipadas com bóias que garantem a tranqüilidade da brincadeira.


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DICAS DE SEGURANÇA DE VIAGEM DE FÉRIAS.

ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

                                        DICAS DE VIAGEM.





Está aberta a temporada de férias escolares e muitas pessoas marcam viagens e, quase sempre são para cidades próximas, onde a família consegue ir de carro. É nesta hora que devemos nos preocupar com a segurança no trânsito.

 
 
 

 
 
 

 
 
 
















Veja como deixar o trajeto da sua viagem mais segura nas férias em família:

- Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas;

- Não deixe os seus documentos no porta-luvas;

- Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas - o ideal é colocá-los no porta-malas do carro;

- No carro, não deixe adesivos, placas ou crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma frequentar;

- Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência;

- Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (exemplo: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc);

- Se for fumante, não fume parado no trânsito e muito menos com a janela aberta, pois essa conduta facilita a ação de criminosos;

- Se perceber perseguição por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas;

- Ocorrendo uma leve colisão na traseira do seu veículo e você desconfiar de algo, dirija-se até um local movimentado e procure uma viatura ou posto policial;

- Evite ostentar o uso de joias, celulares, câmeras digitais, notebooks ou tablets;

- Atente, ao chegar ou sair de casa, para a presença de estranhos nas imediações;

- Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado;

- Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado (a);

- Se um dos pneus furar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca;

- Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada;

- Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos;

- Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite;

- Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos;

- Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas". É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar.

ATENÇÃO: Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem "milagrosamente" para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira viatura de polícia que cruzar por você.

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