Não existe restrição segundo o código de trânsito, mas recomenda-se que até o quinto mês, a gestante pode dirigir sem grandes problemas, tomando os cuidados gerais, como todo motorista.
A partir do sexto mês, o bebê se movimenta mais na barriga, o que pode tirar a atenção da mulher. Além disso, os reflexos, durante a gestação, ficam mais lentos.
Alguns médicos podem variar o período, de acordo com cada gestante. “Aconselho minhas pacientes a dirigir, no máximo, até o oitavo mês. Mas o cuidado precisa ser redobrado.
A grávida se preocupa em tempo integral com o bebê. Quando dirige, não se foca 100% no trânsito. Daí a necessidade de mais atenção”, diz Ângelo Di Fraia Filho, ginecologista e obstetra.
Leve em conta seu estilo de vida, seu cotidiano, sua saúde física e emocional e combine com o obstetra até quando você ficará atrás do volante. E lembre-se que pegar caronas com parentes e amigos ou pegar um táxi podem ser boas opções nos meses finais.
Além de não passar pelo estresse de dirigir no trânsito, caso more em uma capital, você vai descobrir que ir e vir sem pensar no carro pode ser bastante cômodo.
Grávida pode andar de moto, bicicleta ou a cavalo?
Você circula de moto pela cidade, não dispensa uma voltinha a cavalo no campo e/ou adora andar de bicicleta na praia? Melhor deixar essas aventuras para depois que o bebê nascer.“O problema não é a atividade, e sim o risco de queda envolvido nelas”, alerta Eduardo Vieira da Motta, obstetra. Ao cair, você aumenta o risco de quebrar a bacia e perder o bebê.
No final da gravidez, o acidente pode ser ainda mais sério, pois o útero cheio de sangue piora a hemorragia.
Bicicleta, só as fixas, até porque o centro de gravidade muda quando a mulher engravida, aumentando as chances de queda. Se precisar andar a cavalo ou de moto, vá em baixa velocidade, use sempre os equipamentos de segurança e tente proteger a barriga.
Lembre-se de que é sempre bom evitar um risco desnecessário. Caso sofra alguma queda, procure o médico imediatamente.
www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net
Contato: (13) 3467-9848. (13) 3379-7552.
Nenhum comentário:
Postar um comentário