terça-feira, 13 de novembro de 2012

ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA.

      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.




ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA
SÃO 5 (CINCO) OS ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA
ICONHECIMENTO:
Para dirigirmos defensivamente, não basta ter só os conhecimentos sobre C.T.B.(Código de Trânsito Brasileiro), que define normas, proibições e a conduta dos condutores. É necessário que também tenhamos o conhecimento dos livros e apostilas especializadas que cada vez mais atualizadas explicam os assuntos.
II– ATENÇÃO
Nenhuma forma de transporte exige mais atenção do condutor do que o transporte rodoviário, isto é , dos veículos automotores. Uma máquina de trem conta com seus auxiliares. O avião comercial tem controles duplos, sendo um para o copiloto . Além disso, o piloto recebe ajuda de complexas instalações em terra. O comandante do navio por sua vez, é auxiliado por uma tripulação experiente e instrumentos de navegação.
Já um condutor de um veículo automotor, o motorista, sem essas facilidades, tem que se manter alerta durante cada segundo ao volante, consciente de que está sempre sob o risco de acidente, mesmo que causados por terceiros.
A atenção deve ser direcionada a todos elementos da via,(condições, sinalização, tempo e outros) como também as condições físicas e mentais do condutor, deve-se atentar ainda aos cuidados com a manutenção do veículo, tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.
Mantenha sua atenção no trânsito e não se distraia com conversas, som alto , uso de rádio amador ou aparelho de telefone celular, pois esta distração pode ser fatal.
ESCOLA FV.FABIO VICENTINI. ( III – DECISÃO ):
Quando surgir uma situação de perigo, o motorista deverá estar atento para tomar uma decisão e ter a habilidade de fazer uma escolha correta a tempo de evitar um acidente.
Portanto, esteja sempre preparado para fazer a escolha correta nas situações imprevistas, de modo que possa contribuir para evitar os acidentes de trânsito, mantendo-se atento a tudo que circula nas vias para que essa decisão possa ser rápida e precisa, salvando sua vida e de outros envolvidos numa situação de risco.
Lembre-se que no local do acidente a primeira decisão a ser tomada é sinalizar a área utilizando o triângulo, o pisca alerta e galhos das árvores.
IV - PREVISÃO.
O motorista deve estar sempre atento e prevenido para certas eventualidades que possam ocorrer no seu trajeto, isto é, deve estar preparado e com a decisão formada do que vai fazer em situação que poderá acontecer.
V - HABILIDADE .
O condutor precisa desenvolver ao máximo suas habilidades, isto é, estamos falando da capacidade de manusear os controles do veículo e executar com perícia e sucesso qualquer manobra básica de trânsito fazendo curvas, ultrapassagens e mudança de direção.
Não esqueça que a prática conduz a perfeição, tornando você um hábil motorista defensivo.

CONDIÇÕES ADVERSAS

Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar seu real desempenho no ato de dirigir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito.
As condições adversas que podem causar acidentes de trânsito são:
l- luz 2 – Tempo 3 – Vias 4 – Trânsito 5 – Veículo 6 – Motorista

CONDIÇÕES ADVERSAS – LUZ


LUZ EM EXCESSO

As condições de iluminação são muito importantes na Direção Defensiva. A intensidade de luz natural ou artificial, em dado momento, pode afetar a capacidade do motorista de ver ou de ser visto. Pode haver luz demais, provocando ofuscamento, ou de menos, causando penumbra.
 

 

 
 
 


















CONDIÇÕES ADVERSAS – TEMPO

DIRIGIR COM CHUVA
São condições atmosféricas, as chuvas, neblina e vento. Todos esses fenômenos reduzem muito a capacidade visual dos motoristas, tornando a pista escorregadia, o que pode levar o condutor a perder o controle da sua direção podendo causar derrapagens. Na verdade em condições extremas, torna-se muito difícil, quando não impossível, de visualizar até mesmo os contornos da via, a margem das pistas, as linhas divisórias e a sinalização, dificultando a capacidade de ver e ser visto.
Em caso de chuva, lembre-se:
* Reduza a velocidade e mantenha uma distância de segurança, isto é, maior do que o veículo da frente.
* A visibilidade é prejudicada, neste caso mesmo se for de dia, é obrigado acionar pelo menos as luzes de posição e se quiser ascenda os faróis baixos para tornar-se mais visível aos outros condutores de veículo.
* Saiba que o perigo começa nos primeiros pingos da chuva e que se misturam com a fuligem, poeira, resíduos de borrachas dos pneus, formando uma fina camada que é muito escorregadia sobre a pista, devendo os condutores transitarem em uma velocidade baixa, pois a parada do veículo demora mais numa necessidade de frenagem de emergência.
ESCOLA FV.FABIO VICENTINI. ( DIRIGIR NA NEBLINA OU CERRAÇÃO ).

Em situações de má visibilidade (neblina ou cerração), os cuidados deverão ser redobrados.

Observe o seguinte:
* Segure bem o volante ao passar por possas, e se sua velocidade for alta você corre o risco de perder o controle do veículo pela aquaplanagem. Diminua a velocidade mantendo-a constante.
* Nunca reduza a velocidade bruscamente, para não ocorrer colisões traseiras.
* Mantenha uma distância segura dos outros veículos.
* Se precisar parar o veículo, escolha um lugar seguro e sinalize devidamente.
* Jamais ligue o pisca alerta com o veículo em movimento, trafegue com o farol baixo ligado.
* Evite o embaçamento dos vidros, abra-os ou utilize o sistema de ventilação ou use o desembaçador.
Lembre-se que a presença de neblina também causa umidade no pavimento, o que dificulta qualquer manobra, por isso exigindo uma maior distância para frenagem.
Também devemos considerar a condição de tempo (relógio). Se você tem um horário a cumprir e sai em cima da hora de sua casa, certamente estará preocupado com o seu horário e não com as situações de trânsito que vai encontrar no percurso, e este é um fator que predispõe você a ser imprudente forçando passagem entre os veículos, aumentando a velocidade ou desrespeitando a sinalização e as regras do trânsito, pondo em risco todos os usuários da via.
Art. 220 – Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito sob chuva, neblina, serração ou ventos fortes:
Infração:grave
Penalidade:multa R$ 127,69

AQUAPLANAGEM OU HIDROPLANAGEM

 
 
 








Significa dirigir sobre uma fina camada de água, o que indica que os pneus não estão em contato com a superfície do pavimento. Este fenômeno se dá pela combinação dos seguintes fatores.
* Velocidade alta.
* Quantidade excessiva de água sobre o pavimento.
* Profundidade insuficiente dos sulcos das bandagens dos pneus (lisos).
* Pneus maus calibrados.
Para manter-se livre desses riscos, tome os seguintes cuidados:
* Em dias de chuva, reduza a velocidade de forma compatível com o local.
* Rode com os pneus novos ou com bom estado de conservação, com o mínimo de 1,6mm de banda de rodagem.
* Calibre os pneus segundo as especificações do fabricante e do veículo. Verifique a calibragem pelo menos uma vez por semana.


www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net


Contato: (13) 3467-9848.(13) 3379-7552