ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.
A História da Marca Ford
No início do século 20 os automóveis eram “brinquedinhos” para os ricos. A
maioria dos modelos eram máquinas complicadas que necessitavam de chauffer
conversant com suas individual mechanical nuances para dirigi-los.
Henry Ford estava determinado a construir um carro simples, confiável e
acessível; um carro que o trabalhador americano comum poderia pagar. A partir
dessa determinação surgiu o Modelo T e a linha de produção – duas inovações que
revolucionaram a sociedade americana e modelaram o mundo em que vivemos
hoje.
Primeiro carro produzido por Ford em 1903, o Modelo A
Henry Ford não inventou o carro; ele produziu um automóvel que estava dentro
do alcance econômico do americano comum. Enquanto outros manufaturadores tinham
como alvo o mercado “well-to-do”, Ford desenvolveu o design e o método de
manufaturar que reduziu progressivamente o custo do Modelo T. Ao invés de
recolher os lucros, Ford baixo os preços de seus carros. Como resultado, a Ford
Motors vendeu mais carros, e aumentou progressivamente seus ganhos –
transformando o automóvel de um brinquedo luxuoso a um mainstain da
sociedade Americana.
O Modelo T teve sua estréia em 1908 com preço de venda de $825,00. Mais de
10.000 foram vendidos no primeiro ano, estabelecendo um novo recorde. Quatro
anos depois, o preço caiu para $575,00 e as vendas dispararam. Em 1914, Ford já
possuía 48% de share do Mercado automotivo.
Modelo T
Desenvolvendo o Modelo T
A central para a habilidade de Ford de construir carros acessíveis foi o
desenvolvimento da linha produção, que aumentou a eficiência de manufatura e
diminuiu o custo. Ford não desenvolveu o conceito, ele o aperfeiçoou.
Anteriormente à introdução da linha produção, os carros eram individual e
artesanalmente produzidos por trabalhadores habilitados – um procedimento lento
e caro. A linha de produção reverteu o processo de manufatura de automóveis. Ao
invés do trabalhador ir até o carro, o carro ia até o trabalhador que faria a
mesma função na linha de produção repetidas vezes. Com a introdução e o
aperfeiçoamento do processo, Ford foi capaz de reduzir o tempo de produção do
Modelo T de doze horas e meia para menos de seis horas.
Modo de produção em série, mais conhecido como Fordismo
A Companhia Ford Motors manufaturou seu primeiro carro – o Modelo A – in
1903. Em 1906 o Modelo N estava em produção, mas Ford não tinha atingido seu
objetivo de produzir um carro simples e acessível. Ele alcançaria isso com o
Modelo T.
Marca da Ford
A marca oval da Ford é um dos símbolos corporativos mais conhecidos no mundo
tem uma utilização regular a mais de 50 anos. O texto da marca tem data desde o
início da companhia quando o engenheiro assistente de Henry Ford desenvolveu a
versão estilizada das palavras ‘Ford Motors Company’.
Houve diversas marcas que a Ford usou para “marcar sua marca”. Hoje, todos
nós reconhecemos essa marca como o Oval azul, mas não foi sempre
assim.
Bem no início, existia uma ligeiramente complicada, que incluía
uma faixa “Detroit – Mich” e dizia “Ford Motors Co.” A letra manuscrita foi
primeiramente usada em comunicados da empresa em 1903, mas o primeiro carro
produzido, o Modelo A, recebeu tratamento especial. Ford produziu a primeira
logo para o carro, completo com uma borda art nouveau – muito moderno na
época.
Por volta de 1906, uma forma mais desenvolvida do texto aparece com um F e
um D longo e rebuscado, conhecido com “texto com asas”. Essa logo foi usada em
todos os carros Ford até o final de 1910, quando o “texto” (lettering) foi
revisado novamente para o formato que ainda é usado hoje. O texto Ford como
marca foi registrado em 1909 no United States Patentt Office.
O primeiro oval Ford foi usado em 1907 e pretendia refletir a qualidade,
confiabilidade e sobriedade da grande empresa.
Combinando o texto e o oval, a Ford criou a logo definitiva em 1911 e usada
primeiramente para identificar os negociantes Ford no Reino Unido. Entretanto,
os veículos Ford e os comunicados da empresa continuaram a usar o texto
manuscrito até o final dos anos 20.
O novo Modelo A para 1927 foi o primeiro veículo Ford a carregar o oval como
tampa do radiador. Com o familiar fundo azul royal escuro que conhecemos hoje, a
logo foi usada em vários carros até o final dos anos 50. Apesar de usado
consistentemente nos comunicados da empresa, o medalhão oval só voltou a ser
usado em carros em meados dos anos 70.
Desde 1976, a logo azul e prata oval da Ford tem sido usado como
identificação nos veículos para prover uma marca facilmente reconhecida e
consistente.
BibliografiaAtendimento
on-line no site da Ford - www.ford.com
Consulta ao site da Ford no Brasil -
www.ford.com.br
Livro "Henry Ford Changes History" próprio de uma
concessionária Ford.
www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net
CONTATO: (13) 3379-7552. (13) 3467-9848.
Nenhum comentário:
Postar um comentário