PAI JOAQUIM DE ANGOLA.
Que preto é
esse, oh Calunga
Que chegou
agora, oh Calunga
É o Pai
Joaquim oh calunga
Que veio de
Angola.
Que preto é
esse, oh Calunga
Que chegou
agora, oh Calunga
É o Pai
Joaquim oh calunga
Que veio de
Angola.
Lendas de
Pai Joaquim,
O PORQUE DO
NOME DE PAI JOAQUIM DE ANGOLA E O SEU CHAPÉU DE PALHA
SÃO MUITOS OS MISTÉRIOS QUE ENVOLVEM
O POVO, AS LINHAS, O UNIVERSO DA NOSSA UMBANDA QUERIDA.
GRANDES FIGURAS ENTREMEIAM COM A
CORDA DA HUMANIDADE, UMA DESTA FIGURA É O GRANDE PRETO-VELHO PAI MANOEL
JOAQUIM DE
ANGOLA, QUE BAIXA NOS TERREIROS LEVANDO SUA MISSÃO DE AMOR E ESSE AMOR É TÃO
GRANDE QUE NINGUÉM PARA,
PARA TENTAR
DESVENDAR QUEM FOI ESTA LENDÁRIA FIGURA ENTRE OS PRETOS VELHOS DE UMBANDA.
PAI JOAQUIM OU IQUEMÍ FOI UM NEGRO
FORTE, GUERREIRO, FILHO PROMETIDO DE UMA FAMÍLIA REAL AFRICANA, ORIUNDA
DEANGOLA, ÁFRICA PARA REINAR JUNTO AO SEU POVO.
IQUEMÍ ERA UM PRÍNCIPE MAJESTOSO,
AMAVA SUA LIBERDADE, SEUS AMORES, UM LEGITIMO FILHO DO ORIXÁ XANGÔ.
MAS ENTRE GUERRA DE BRIGAR PELO
PODER, IQUEMÍ FOI APRISIONADO POR UMA TRIBO INIMIGA QUE O ENTREGARAM AOS
MERCADORES
BRANCOS.
IQUEMÍ O GRANDE GUERREIRO, PRÍNCIPE DE
SUA TRIBO ESTAVA EM DESESPERO, PRESO COMO UM ANIMAL, VEIO NO PORÃO DE UM
NAVIO AOS
GRITOS DE DESESPERO DOS SEUS INIMIGOS DE COR.
O MERCADOR DE ESCRAVO, DONO DO NAVIO
AONDE VINHA IQUEMÍ, SOUBE DO DESTAQUE DE TER UM PRÍNCIPE ENTRE OS OUTROS
ESCRAVOS,
OBSERVOU O SEU PORTE, SUA BELEZA, SEUS DENTES PERFEITOS E SEU CORPO MÚSCULOS,
MAS VIU NOS SEUS OLHOS QUE
NÃO SE
SUBMETERIA AOS MAUS TRATOS EM SE TORNAR UM ESCRAVO.
O MERCADOR DE ESCRAVOS CHAMAVA-SE
MANOEL JOAQUIM, NASCIDO EM LISBOA DECIDIU FICAR COM IQUEMÍ NA SUA FAZENDA
NAS TERRAS
DA BAHIA.
ASSIM IQUEMÍ CHEGOU A BAHIA FOI PARA
A FAZENDA DO MERCADOR.
MAS IQUEMÍ NÃO ACEITAVA SER ESCRAVO,
O MERCADOR SE AFEIÇOOU DE IQUEMÍ DEVIDO A SUA VALENTIA, SUA FORÇA E
DESTAQUE
ENTRE OS NEGROS, MAL SABIA QUE SOBRE A LUZ DO ESPIRITISMO AMBOS ERAM ALMAS
AFINS UNIDOS PELO DESTINO.
IQUEMÍ FOI CONQUISTANDO A AMIZADE DO
SENHOR MANOEL JOAQUIM, QUE SÓ TEVE UM FILHO QUE MORREU CEDO COM A
PESTE,
GOSTAVA DE IQUEMÍ COMO DE UM FILHO E UM DIA LHE DISSE:
- NEGRO, TU NÃO TENS UM NOME, UM NOME
VERDADEIRO, UM NOME ONDE VAIS SER CONHECIDO, VOU PENSAR COMO TE CHAMAR.
O MERCADOR ADOECEU SERIA MENTE, ANTES
DE MORRER BATIZA IQUEMÍ DE MANOEL JOAQUIM DE LUANDA, UM PEDIDO DE IQUEMÍ.
SUA FAMA CORREU TERRAS, ENVELHECENDO
SE TORNOU PAI DE TODOS. PAI MANOEL JOAQUIM DE LUANDA ( PAI JOAQUIM
D’ANGOLA)
SEU PAPEL NA ESCRAVIDÃO FOI
IMPORTANTÍSSIMO, PROMOVIA A PAZ ENTRE SEUS IRMÃOS DE COR. BONDOSO, UM
VERDADEIRO
CRISTÃO, PAI
JOAQUIM RECEBEU SEU PRIMEIRO CHAPÉU DE PALHA, DADO POR BISPO DA IGREJA LOCAL
QUANDO SUA CABEÇA JÁ ERA
TODA
BRANQUINHA. SOFREU MUITO NO CATIVEIRO, MAS JAMAIS ESQUECEU SUA GRANDE E VELHA
MÃE ÁFRICA.
Saravá
Umbanda!
Ensinamentos
de Pai Jaquim de Angola
Esse nego
véio recebeu autorização de tentar passar alguns ensinamentos.
Os filhos
tem idéia ou pensador de quanto se prepara antes de abrir uma gira ? De quantas
espíritos envolvidos na proteção, na firmeza, e no trabalhador para que
tenhamos o material suficiente para trabalharmos ?
Venho a
muito tempo observando que os trabalhos realizados nos terreiros estão deixando
buracos que nos fazem trabalhar muito mais do que seria necessário.
Os buracos
não estão na construção física da casa, estão na construção do sentimentos de
cada filho responsável pelo seu dever, dever esse, que não será cobrado por
nós, e sim por vocês mesmo, que ao ingressarem num terreiro, estão confirmando os
votos que assim o fizeram antes desta encarnação.
O dever de
cada um deverá ser cumprido por cada um, para que se possa a passos curtos
darem a firmeza do que prometeram ao Alto.
Em um
trabalho espiritual é muito diferente dos trabalhos que os filhos já realizam
no trabalhador material de cada um.
A diferença
está naquilo que se propôs dar de si, em favor dos demais.
Não
precisamos de muitos médiuns para os trabalhos se realizarem, precisamos de
médiuns interessados em fazer o que prometeram.
Vejo que muitos
filhos passam a vida procurando não sei o que, quando os filhos já encontraram
mas não sabem se entregar ao que deva ser feito. A firmeza de um terreiro não
está somente nos materiais de cultos, nos assentamentos, ou na porteira. A
maior firmeza está em cada filho que entra no terreiro levando o que há de mais
puro em seu peito e em seu pensador que é o amor ao próximo, conforme nosso Pai
Maior nos ensinou.
Para que
serve os banhos, as velas, a roupa branca, se o pensador e o bate bate não
condizem com o proposto.
Filhos
lembrem-se sempre, a maior caridade que podemos fazer é ajudarmos nossos irmãos
para que ajudemos a nós mesmos.
Todos temos
um verdadeiro dever a ser cumprido, não importa a grandeza das obras e sim o
significado que ela representa a quem necessita.
E assim esse
véio agradece pela oportunidade de ajudar a quem procura a ajuda da alma.
Saravá
Umbanda.
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