terça-feira, 13 de novembro de 2012

ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA.

      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.




ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA
SÃO 5 (CINCO) OS ELEMENTOS BÁSICOS DA DIREÇÃO DEFENSIVA
ICONHECIMENTO:
Para dirigirmos defensivamente, não basta ter só os conhecimentos sobre C.T.B.(Código de Trânsito Brasileiro), que define normas, proibições e a conduta dos condutores. É necessário que também tenhamos o conhecimento dos livros e apostilas especializadas que cada vez mais atualizadas explicam os assuntos.
II– ATENÇÃO
Nenhuma forma de transporte exige mais atenção do condutor do que o transporte rodoviário, isto é , dos veículos automotores. Uma máquina de trem conta com seus auxiliares. O avião comercial tem controles duplos, sendo um para o copiloto . Além disso, o piloto recebe ajuda de complexas instalações em terra. O comandante do navio por sua vez, é auxiliado por uma tripulação experiente e instrumentos de navegação.
Já um condutor de um veículo automotor, o motorista, sem essas facilidades, tem que se manter alerta durante cada segundo ao volante, consciente de que está sempre sob o risco de acidente, mesmo que causados por terceiros.
A atenção deve ser direcionada a todos elementos da via,(condições, sinalização, tempo e outros) como também as condições físicas e mentais do condutor, deve-se atentar ainda aos cuidados com a manutenção do veículo, tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.
Mantenha sua atenção no trânsito e não se distraia com conversas, som alto , uso de rádio amador ou aparelho de telefone celular, pois esta distração pode ser fatal.
ESCOLA FV.FABIO VICENTINI. ( III – DECISÃO ):
Quando surgir uma situação de perigo, o motorista deverá estar atento para tomar uma decisão e ter a habilidade de fazer uma escolha correta a tempo de evitar um acidente.
Portanto, esteja sempre preparado para fazer a escolha correta nas situações imprevistas, de modo que possa contribuir para evitar os acidentes de trânsito, mantendo-se atento a tudo que circula nas vias para que essa decisão possa ser rápida e precisa, salvando sua vida e de outros envolvidos numa situação de risco.
Lembre-se que no local do acidente a primeira decisão a ser tomada é sinalizar a área utilizando o triângulo, o pisca alerta e galhos das árvores.
IV - PREVISÃO.
O motorista deve estar sempre atento e prevenido para certas eventualidades que possam ocorrer no seu trajeto, isto é, deve estar preparado e com a decisão formada do que vai fazer em situação que poderá acontecer.
V - HABILIDADE .
O condutor precisa desenvolver ao máximo suas habilidades, isto é, estamos falando da capacidade de manusear os controles do veículo e executar com perícia e sucesso qualquer manobra básica de trânsito fazendo curvas, ultrapassagens e mudança de direção.
Não esqueça que a prática conduz a perfeição, tornando você um hábil motorista defensivo.

CONDIÇÕES ADVERSAS

Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar seu real desempenho no ato de dirigir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito.
As condições adversas que podem causar acidentes de trânsito são:
l- luz 2 – Tempo 3 – Vias 4 – Trânsito 5 – Veículo 6 – Motorista

CONDIÇÕES ADVERSAS – LUZ


LUZ EM EXCESSO

As condições de iluminação são muito importantes na Direção Defensiva. A intensidade de luz natural ou artificial, em dado momento, pode afetar a capacidade do motorista de ver ou de ser visto. Pode haver luz demais, provocando ofuscamento, ou de menos, causando penumbra.
 

 

 
 
 


















CONDIÇÕES ADVERSAS – TEMPO

DIRIGIR COM CHUVA
São condições atmosféricas, as chuvas, neblina e vento. Todos esses fenômenos reduzem muito a capacidade visual dos motoristas, tornando a pista escorregadia, o que pode levar o condutor a perder o controle da sua direção podendo causar derrapagens. Na verdade em condições extremas, torna-se muito difícil, quando não impossível, de visualizar até mesmo os contornos da via, a margem das pistas, as linhas divisórias e a sinalização, dificultando a capacidade de ver e ser visto.
Em caso de chuva, lembre-se:
* Reduza a velocidade e mantenha uma distância de segurança, isto é, maior do que o veículo da frente.
* A visibilidade é prejudicada, neste caso mesmo se for de dia, é obrigado acionar pelo menos as luzes de posição e se quiser ascenda os faróis baixos para tornar-se mais visível aos outros condutores de veículo.
* Saiba que o perigo começa nos primeiros pingos da chuva e que se misturam com a fuligem, poeira, resíduos de borrachas dos pneus, formando uma fina camada que é muito escorregadia sobre a pista, devendo os condutores transitarem em uma velocidade baixa, pois a parada do veículo demora mais numa necessidade de frenagem de emergência.
ESCOLA FV.FABIO VICENTINI. ( DIRIGIR NA NEBLINA OU CERRAÇÃO ).

Em situações de má visibilidade (neblina ou cerração), os cuidados deverão ser redobrados.

Observe o seguinte:
* Segure bem o volante ao passar por possas, e se sua velocidade for alta você corre o risco de perder o controle do veículo pela aquaplanagem. Diminua a velocidade mantendo-a constante.
* Nunca reduza a velocidade bruscamente, para não ocorrer colisões traseiras.
* Mantenha uma distância segura dos outros veículos.
* Se precisar parar o veículo, escolha um lugar seguro e sinalize devidamente.
* Jamais ligue o pisca alerta com o veículo em movimento, trafegue com o farol baixo ligado.
* Evite o embaçamento dos vidros, abra-os ou utilize o sistema de ventilação ou use o desembaçador.
Lembre-se que a presença de neblina também causa umidade no pavimento, o que dificulta qualquer manobra, por isso exigindo uma maior distância para frenagem.
Também devemos considerar a condição de tempo (relógio). Se você tem um horário a cumprir e sai em cima da hora de sua casa, certamente estará preocupado com o seu horário e não com as situações de trânsito que vai encontrar no percurso, e este é um fator que predispõe você a ser imprudente forçando passagem entre os veículos, aumentando a velocidade ou desrespeitando a sinalização e as regras do trânsito, pondo em risco todos os usuários da via.
Art. 220 – Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito sob chuva, neblina, serração ou ventos fortes:
Infração:grave
Penalidade:multa R$ 127,69

AQUAPLANAGEM OU HIDROPLANAGEM

 
 
 








Significa dirigir sobre uma fina camada de água, o que indica que os pneus não estão em contato com a superfície do pavimento. Este fenômeno se dá pela combinação dos seguintes fatores.
* Velocidade alta.
* Quantidade excessiva de água sobre o pavimento.
* Profundidade insuficiente dos sulcos das bandagens dos pneus (lisos).
* Pneus maus calibrados.
Para manter-se livre desses riscos, tome os seguintes cuidados:
* Em dias de chuva, reduza a velocidade de forma compatível com o local.
* Rode com os pneus novos ou com bom estado de conservação, com o mínimo de 1,6mm de banda de rodagem.
* Calibre os pneus segundo as especificações do fabricante e do veículo. Verifique a calibragem pelo menos uma vez por semana.


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DIRIGIR DEFENSIVAMENTE É O MODO DE EVITAR ACIDENTE.

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DIREÇÃO DEFENSIVA.

 

DIRIGIR DEFENSIVAMENTE É O MODO DE EVITAR ACIDENTE.
Diariamente ocorre inúmeros acidentes de trânsito, trazendo como conseqüência grandes prejuízos humanos e materiais. Dados estatísticos comprovam que os índices de ocorrência vem aumentando ano a ano e para que diminua, não depende somente de policiamento e fiscalização, mas sim, combinando esforços entre a engenharia, educação e o esforço legal dos condutores.
75% dos acidentes são causados por falhas humanas.
12% são causados por falhas mecânicas.
07% outras causas.
06% são causadas por más condições das vias.
Então, podemos dizer que 93% dos acidentes, tem como causador direto ou indireto, os condutores dos veículos.
O trânsito não depende só de você . Estar atento ,não confiar cegamente no veículo e dirigir de modo prudente é um bom começo para dirigir bem.
Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e as condições adversas.
Para o condutor ter um comportamento seguro no trânsito ele deve perceber antecipadamente os riscos e agir prontamente para evitá-los ou controlá-los.
ACIDENTE EVITÁVEL:É aquele em que o motorista não faz tudo o que pode ser feito para evitar que o acidente aconteça.
ACIDENTE INEVITÁVEL:É aquele em que o motorista fez tudo o que era possível fazer, mas não conseguiu evitar.

CONCEITO DE DIREÇÃO DEFENSIVA

Dirigir defensivamente é o modo de dirigir para evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas. Direção Defensiva, é uma nova doutrina que permite ao condutor de veículos que não se envolva em acidentes. Essa é uma técnica que já está sendo difundida no mundo inteiro. Permite ao condutor que ao detectar que irá sofrer um acidente poderá evitá-lo ou sair do mesmo, sem sofrer maiores danos.
Diariamente ocorrem inúmeros acidentes de trânsito, trazendo como conseqüência grandes prejuízos humanos e materiais. Dados estatísticos comprovam que os índices de ocorrência vem aumentando ano a ano, e para que isso diminua não depende somente de policiamento e fiscalização, mas sim combinando esforços entre a engenharia, educação e o esforço legal dos condutores.
75% dos acidentes são causados por falhas humanas.
12% são causados por falhas mecânicas
Então, podemos dizer com certeza, que dirigir defensivamente é quando :
-Defende sua vida, a vida do próximo e dos passageiros que estão no veículo.
-Sempre que estiver na direção do veículo estar atento para todas as circunstâncias.
-Sempre respeitar as leis do trânsito, pois elas existem para lhe proteger.
0 objetivo da Direção Defensiva é de uma viagem perfeita (sem falhas), isto é, sem cometer infrações, sem abusar do veículo, sem atrasos nos horários e sem faltar com a cortesia no trânsito, e para que isso ocorra devemos muitas vezes mudar nosso modo de dirigir, pois só assim conseguiremos prevenir acidentes.

 

 






 

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CÓDIGO DO RENAVAM GANHARÁ DOIS DIGITOS A PARTIR DE 01 DE ABRIL DE 2013.

ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.





Código do Renavam ganhará dois dígitos a partir de 1º de abril de 2013

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informa que o código do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) - número único atribuído a cada veículo emplacado - passará a ter 11 dígitos, a partir 1º de abril de 2013.
Essa alteração está sendo feita em razão da numeração estar próxima do limite máximo. Atualmente, o Renavam é composto por nove dígitos e essa modificação não altera seu módulo de cálculo. Os números antigos terão acrescidos zeros à esquerda e não serão alterados.
Desde março deste ano, a equipe do Denatran está tratando da mudança com os Departamentos Estaduais de Trânsito e demais parceiros, para que a modificação ocorra sem problemas. O início dos testes está marcado para 1º de fevereiro de 2013.
O Renavam conta com diversas informações, sobre o chassi, o monobloco, os agregados e as características originais do veículo. Para a expedição do Certificado de Registro de Veículo, por exemplo, o órgão executivo de trânsito consulta o cadastro do Renavam.
 


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INFORMATIVO ESCOLA FV,


 
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(INFORMATIVO DENATRAN).
 
 
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu, nesta quarta-feira (31/10), que será obrigatório o uso do Simulador de Direção Veicular em todos os Centros de Formação de Condutores (Autoescolas) do país, para habilitação na categoria “B”. As autoescolas terão até o dia 30 de junho de 2013 para se adequar às normas estipuladas para o uso do equipamento. O objetivo é utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e ter mais segurança no trânsito.
O protótipo do simulador está no estande do Ministério das Cidades, no 27º São Internacional do Automóvel de São Paulo, para conscientizar os motoristas sobre a necessidade de cumprir as regras no trânsito. O estande é uma das ações da Campanha Permanente para Redução de Acidentes no Trânsito, do Governo Federal, para reduzir pela metade o número de mortes no trânsito até 2020. “O simulador será mais um instrumento que qualificará o treinamento dos novos motoristas, para evitar acidentes nas ruas”, disse o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Transito (Denatran), Cristina Hoffmann, afirmou que o motorista enfrentará as aulas práticas com mais segurança, após o treinamento virtual no simulador. “Os futuros condutores poderão passar por situações que irão permitir o domínio do veículo e a atenção necessária e indispensável à segurança no trânsito”, disse. Segundo a educadora de trânsito, o maior número de acidentes no Brasil está associado à imprudência ao volante.
A simulação na prática de direção veicular deverá ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e do Distrito Federal. Serão cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.
Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas, e antes da realização do exame teórico. As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deverá acompanhar e supervisionar de perto cada candidato. O equipamento poderá ter o seu uso compartilhado por um ou mais autoescolas.
Para a implantação do simulador nas autoescolas, foi necessária alterações na Resolução Contran nº 168/2004, que institui as normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, e na Resolução Contran nº 358/2010, que trata de procedimentos de credenciamento de instituição ou entidades publicas ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos e condutores.
Estudos - O “National Center Injury ”, instituto do governo americano, realizou uma pesquisa que comprova que o uso do simulador pode reduzir pela metade o número de acidentes, nos 24 primeiros meses após aprovação da habilitação. Os estudos mostram que o equipamento desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do motorista, assim como os conhecimentos teóricos das regras de trânsito e o autocontrole emocional.
A campanha permanente faz parte do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito (Parada) assinado no ano passado pelo governo brasileiro, em resposta à decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), de instituir o período de 2011 a 2020 como a Década da Segurança no Trânsito.
Após a reunião do Contran, os conselheiros visitaram o estande do Ministério das Cidades no 27º São Internacional do Automóvel, no Parque do Anhembi, em São Paulo. O salão estará aberto até o próximo domingo (04/11).
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades