sábado, 24 de agosto de 2013

DIA 24 DE AGOSTO COMEMORA-SE O DIA DE EXU NA UMBANDA.

Exu de umbanda
Origem:


João Caveira.

Portal do Ocultismo
Exus de Umbanda, de acordo com a crença religiosa, são espíritos de diversos níveis de luz que incorporam nos médiuns de Umbanda, Omolokô e Candomblé de Caboclo.
Nos candomblés normalmente não há incorporação de espíritos oficialmente, já nos Candomblés de Caboclo podem ser encontradas casas que adotem a incorporação de exus, pomba-giras, boiadeiros e marinheiros.
Porém, o exu orixá, cultuado somente nas nações de Candomblé, não incorpora para dar consultas, diferentemente do exu de Umbanda, que é considerado uma entidade, povo de rua ou catiço.


Exu Tata Caveira.

Quando incorporam, os masculinos costumam se caracterizar com capas, cartolas e bengalas. Enquanto os femininos portam saias rodadas, brincos, pulseiras, perfumes e rosas. No último caso são chamados de pombagiras, uma corruptela do vocábulo Pambu Njila. Mas, não é obrigatório que os médiuns se utilizem dessas vestimentas para a incorporação. Cada terreiro trabalha de forma autônoma. Alguns centros uniformizam a roupa dos médiuns; todos, por exemplo, vestem branco2 .
História.

O brincalhão Exu, que entre outras coisas é o Mensageiro dos Orixás no Candomblé, tem origem na religião africana, de modo que apenas em um período posterior, na fase do sincretismo, foi reinterpretado e até marginalizado nos cultos afro-brasileiros, notadamente na Umbanda. Aliás, pela influência Católica na colonização e formação político-social do Brasil, Exu foi associado com o demônio mesmo antes da fundação da Umbanda. Nessa religião, entretanto, essa figura foi complementada como entidade maligna. Exu se tornou o representante do demônio, do perigo e da imoralidade. Por causa dessas características, parece que os primeiros umbandistas o associaram com africanos e escravos rebeldes. Exu foi, portanto, segregado da Umbanda, e se tornou o legislador da quimbanda, do submundo.
Outra interpretação umbandista coloca Exu na ordem evolucionista de precedência, conforme o modelo kardecista. Ele é reduzido a um espírito menos evoluído, que todavia tem potencial para evoluir e se tornar um espírito bom. Alguns umbandistas distinguem entre Exu pagão e Exu batizado, que se submeteu à doutrinação e encontrou o caminho certo da escada da evolução. Essa distinção reflete algo do caráter original ambivalente de Exu, apesar do rito de passagem do batismo, que define a distinção que é certamente nova. Novamente esse batismo do Exu pagão tem sido interpretado como uma expressão e aculturação e domesticação do mal, do perigo e da imoralidade.
Há quem creia que os Exus são entidades (espíritos) que só fazem o bem e outros que creem que podem também ser neutros ou maus. Dividem-se, de acordo com uma hierarquia espiritual, em falanges, sub-falanges, grupos e sub-grupos. Observa-se que, não raro, os médiuns dos terreiros de Umbanda, e mesmo de Candomblé, não têm uma ideia muito clara da natureza da(s) entidade(s), quase sempre, por falta de estudo das religiões. Na verdade, essas entidades não devem ser confundidas com os chamados obsessores. Apesar de inseridas na mesma Linha das Almas, sendo o seu dia devotado à segunda-feira, ficam sob o seu controle os espíritos mais atrasados na evolução, que são por eles orientados para que consigam evoluir através de trabalhos espirituais feitos para o bem.


Exu Meia-Noite.

O poder de se comunicar confere a ele também o oposto, a possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação. Se possibilita a construção, exu também permite a destruição. Esse poder foi traduzido mitologicamente no fato de habitar as encruzilhadas, cemitérios, em suma, as passagens. Portanto, os diferentes e vários cruzamentos entre caminhos e rotas lhe faz o senhor das entradas e saídas.
Há algumas diferenças na maneira de conceber o exu no Candomblé e na Umbanda. No primeiro, é como os demais orixás, uma personalização de fenômenos e energias naturais. O Candomblé considera que as divindades, ou seja os orixás, entram em transe nos médiuns, intitulados cavalos ou aparelhos, mas não há consultas. Apenas se manifestam nas festas devidamente caracterizados e paramentados. Já na Umbanda, o exu é uma entidade que normalmente incorpora e promove consultas incorporado em seu médium, como outras entidades, tais quais, os caboclos, pretos-velhos, crianças, os falangeiros de orixás, também denominados mensageiros, e outras várias entidades.
A Umbanda considera os exus como entidades que buscam, através da caridade, a evolução espiritual. Em síntese, o grande agente mágico do equilíbrio universal. Também é o guardião dos trabalhos de magia, pela qual opera com as forças do astral. E também são considerados "policiais", "sentinelas", "seguranças" que agem pela Lei, no submundo do "crime" organizado e principalmente policiando seu médium médium no seu dia a dia. As falanges de exus sempre estão nas zonas consideradas infernais, embora delas não façam parte. Com efeito, realizam os seus trabalhos de guarda em todas as partes onde são necessários. Certos exus guardam entradas de hospitais, necrotérios e cemitérios para impedir que kiumbas, espíritos sem evolução, de natureza vampiresca e zombeteira, se alimentem do duplo etéreo dos que estão à beira da morte ou daqueles que desencarnaram recentemente. A força vital permanece nos corpos sem vida e não deve ser sugada para alimentar almas que desejam praticar o mal. Esses espíritos devem ser impedidos de qualquer maneira. Participam também do resgate de almas localizadas em zonas inferiores, os chamados umbrais.
O plano astral também é morada de miríades de espíritos que perseveram no mal. Alguns deles estabelecem uma prática na espiritualidade de obsidiar desencarnados e até encarnados. O trabalho dos exus é não permitir que consigam influenciar espíritos e pessoas vivas a ponto de elastecer seus tentáculos e criar verdadeiras frentes de maldade espiritual e material. Esse combate é árduo e permanente. Os exus chefes de falange podem ser equiparados a verdadeiros generais que promovem vigília e combate, além do comando de inúmeras falanges.


Exu do Lodo.

Mesmo os chamados chefes também obedecem à severa hierarquia dos comandos do astral. Podem também ser apontados como exus da estrada, da encruzilhada, do cemitério, da beira do mar e das cidades.
Esses espíritos se utilizam de energias mais "densas" ou materiais. Nota-se que essas entidades podem realizar trabalhos benignos, como curas, orientação em todos os setores da vida pessoal dos consulentes e praticar a caridade em geral. A condição de exu para um espírito é transitória, podendo este, uma vez redimidas suas dívidas perante a Lei Divina, seguir escalas mais elevadas de evolução.
Os trabalhos malignos não são acordos efetuados com os exus, mas sim Kiumbas, que agem na surdina e não estão sob a orientação de nenhum guia, mas que podem se fazer passar por um, atuando em terreiros que não praticam os fundamentos básicos da Umbanda, que são a existência de um Deus único, crença em entidades espirituais em evolução, orixás que formam a hierarquia espiritual, guias mensageiros, na existência da alma, na prática da mediunidade sob forma de desenvolvimento espiritual do médium, além da caridade gratuita a quem necessita. O objetivo é sempre proporcionar vibrações positivas através da fé, amor e respeito ao próximo. Alguns centros ditos de Umbanda se servem apenas para ganho pessoal do seu pai-de-santo ou sacerdote. Reuniões em que há a incorporação de exus, por exemplo, não pode haver nenhum tipo de cobrança ao visitante, seja de dinheiro ou de qualquer outra natureza.
Os exus infelizmente são confundidos com os kiumbas, que são espíritos das trevosos ou obsessores que se encontram desajustados perante a Lei. São responsáveis pelos mais variados distúrbios morais e mentais nas pessoas, desde pequenas confusões, até as mais duras e tristes obsessões. Comparados ao Diabo dos Católicos, são espíritos que se comprazem na prática do mal, apenas por sentirem prazer ou vingança, calcados no ódio doentio. Aguardam, portanto, que a Lei os recupere da melhor maneira. Vivem no baixo astral, onde as vibrações energéticas são pesadas. Trata-se de uma enorme egrégora formada pelos maus pensamentos e oriundos dos espíritos encarnados e desencarnados. Sentimentos baixos, tais quais, paixões desenfreadas, ódios, rancores, raivas, vinganças, sensualidade exagerada e vícios de toda estirpe alimentam essa faixa vibracional da qual os kiumbas se comprazem, já que se sentem mais fortalecidos com a energia negativa que por eles é absorvida.
O verdadeiro exu é uma entidade guardiã empenhada em uma missão maior, por isso não faz mal a ninguém. Seu objetivo é auxiliar as pessoas com fé e respeito. Alguns exus foram, quando reencarnados, pessoas importantes, como políticos, médicos, advogados, industriais, mas também trabalhadores, pessoas comuns, padres, escravos, saltimbancos que cometeram alguma falha e escolheram ou foram escolhidos para assumir essa roupagem espiritual com o fim de redimirem seus erros pretéritos. Outros são espíritos mais evoluídos que optaram por orientar os seus médiuns. Em seus trabalhos de magia, o exu corta demandas, desfaz trabalhos malignos, feitiços e magia negra, efetuados por espíritos sem evolução. Ajudam a limpar ambientes, retirando os obsessores e os encaminhando para à luz ou para que possam cumprir suas penas no astral inferior.


Exu Tranca-Ruas.

Uma verdadeira casa de caridade é sempre reconhecida pela gratuidade dos serviços prestados a quem procura ajuda em um terreiro de Umbanda.
Alguns espíritos, que usam indevidamente o nome de exu, procuram realizar trabalhos de magia dirigida contra os encarnados. Na realidade, quem está agindo é um espírito atrasado. É justamente contra as influências maléficas, o pensamento doentio desses feiticeiros improvisados, que entra em ação o verdadeiro exu, atraindo os obsessores ainda ignorantes e procurando trazê-los para suas falanges que trabalham visando à própria evolução.
O chamado exu pagão é tido como aquele sem luz, sem conhecimento e pouca evolução, ainda não pronto para o despertar à caridade. É o mesmo que kiumba.
Já o exu batizado é uma alma já sensibilizada pelo bem que já evoluiu e trabalha para o próximo, dentro do reino da Quimbanda, por ser uma força ajustável ao meio podendo intervir como um policial que penetra nos reinos da marginalidade para fins de resgate e limpeza.
Não se deve, entretanto, confundir um verdadeiro exu com espíritos zombeteiros, mistificadores, obsessores ou perturbadores, que recebem ou deveriam receber a denominação de kiumbas e que, não raro, mistificam e iludem os presentes, se passando por guias.
Para evitar essa confusão, não se concede aos chamados exus pagãos a denominação de exu, classificando-os apenas como kiumbas. E reserva-se para os ditos exus batizados e coroados a denominação de exu.
Os exus mais evoluídos são chamados de exus coroados.

EXU CAVEIRA.

Segundo o livro Legião de Robson Pinheiro, os Exus Caveiras são guardiões que utilizam-se do símbolo da caveira (não que eles sejam caveiras, é apenas uma simbologia, afinal seu trabalho é no cemitério - símbolo óbvio). Esses guardiões guardam os cemitérios, pois há ladrões de ectoplasma, como os magos negros que se utilizam dos vampiros astrais e dos quiumbas para conseguir seu intento. Este ectoplasma são restos vitais que ficam no cemitério após o sepultamento dos recém desencarnados (energia material).













DIA 26 DE AGOSTO MEU ANIVERSÁRIO.


Hoje é um dia diferente é meu aniversário.




Quisera hoje poder encontrar todos os amigos
Que por minha vida passaram e juntos cantarmos
Parabéns...
Mas a vida é assim...
Uns vão outros vem
Não é sempre que os amigos
Podem estar presentes em nossa vida
O tempo vai passando
E mais um ano que se despede
Foi um ano feliz com muitas surpresas
Espero que nessa nova etapa da vida
Eu possa ser ainda mais feliz
Realizando meus sonhos e projetos
Tudo passa e hoje queria um abraço
Muito especial daquela que em conjunto
Com Deus fez este milagre acontecer, eu
Mas a vida é assim...
Contento-me com os abraços de quem me ama
E me deixa feliz todos os dias aqui a viver
Agradeço a Deus pela minha existência
Por ser mais um milagre da vida
A vida é repleta de milagres
E neste dia do meu aniversário
Sinto-me como um milagre diante de Deus
E agradeço por mais um ano de oportunidade
Agradeço aos meus familiares que me amam
Que estão sempre presentes
E nunca me abandonam a mercê da vida
Aos meus amigos que estão em minha vida
Reparto o meu coração em muitos pedaços
Doando um pedacinho para cada um
Se eu pudesse ter muitos braços
Abraçaria a todos mesmo distantes
E me abraçaria ternamente
Agradecendo assim a minha existência
E neste momento peço que Deus fique
Ao meu lado, pois sem ele é impossível
Viver na multidão da vida
Hoje abraço todos meus amigos
E principalmente minha mulher e meu filinho Luquinhas.
Que é a riqueza que conquistei
Meu pai e mãe que não está de corpo presente,mas sempre em meu coração.
Meus irmãos e sobrinhos.
Eu mando um recado do coração
Senti falta do teu abraço hoje...




DIA 26 DE AGOSTO...

 SÃO COMEMORADAS NO DIA DE HOJÉ.

Dia do início da Semana Estadual de Combate à Desnutrição Infantil
comemoração móvel dos Estados brasileiros do Ceará [Lei Nº 13.607 de 28 de junho de 2005] e Mato Grosso [Lei Nº 9200 de 20 de agosto de 2009], que deverá constar de campanhas esclarecedoras sobre a desnutrição, palestras, simpósios, fóruns e campanhas de arrecadação de alimentos para os órgãos, instituições e entidades que laboram no combate à desnutrição infantil: semana em que esteja incluso o dia 31 de agosto, quando os brasileiros festejam o "Dia Nacional do Nutricionista".
Dia do "Melhor Pastel de Feira de São Paulo"
comemoração móvel da Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007: 4ª segunda-feira de agosto.
Dia dos Heróis Nacionais ou "Araw ng mga Bayani"
comemoração móvel das Filipinas, relacionada com a data da "Revolução filipina", que foi iniciada em 26 de agosto de 1896 e que está diretamente vinculada ao herói nacional das Filipinas e orgulho do povo Malaio, José Rizal, cuja vida foi dedicada a mostrar a seu povo, a capacidade de superação desse povo, ante seus escravizadores: última segunda-feira de agosto.
Dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
comemorado para marcar a data da aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, ocorrida em 26 de agosto de 1789 na França revolucionária.
Dia da Dignidade das Pessoas Idosas ou "Día de la Dignidad de las Personas Adultas Mayores"
comemorado na Bolívia, conforme Decreto Supremo Nº 264 de 26 de agosto de 2009.
Dia da Educação Técnica Profissional ou "Día de la Educación Técnico-Profesional"
comemorado por chilenos, conforme Decreto Nº 777 do Ministério chileno de Educação Pública ou "Ministerio de Educación Pública", para marcar a data da promulgação do Decreto Lei Federal Nº 6-4.817 de 26 de agosto de 1942 do Ministério chileno do Interior ou "Ministerio del Interior" que, entre outras providências, criou a Direção Geral de Ensino Profissional ou "Dirección General de Enseñanza Profesional" [mais tarde Direção de Educação Profissional ou "Dirección de Educación Profesional"] do Chile, então subordinada ao Ministério chileno de Educação Pública.
Dia da indústria Petro-Química ou "Día de la Industria Petroquímica"
comemorado por argentinos, para marcar a data da inauguração da 1ª planta petro-química da América-Latina, ocorrida na Argentina em 26 de agosto de 1950.
Dia da Marcha das Margaridas
comemorado no Brasil, reunindo milhares de trabalhadoras rurais, em tributo à líder sindical brasileira, Margarida Maria Alves, que era presidente do sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande-PB e que foi brutalmente assassinada em 12 de agosto de 1983 com um tiro no rosto, diante de seu marido e também de seu filho que então, tinha apenas 10 anos de idade, por ela ter se destacado nas denúncias de injustiças cometidas por latifundiários paraibanos contra trabalhadores da Roça, sendo que em sua gestão de 12 anos a frente do Sindicato, foram movidas mais de seiscentas ações trabalhistas contra usineiros e senhores de engenho do interior paraibano, além de ela também ter defenddido bravamente a justiça no campo, os direitos dos trabalhadores e a necessidade de uma reforma agrária, despertando, assim, a ira de muitos dos proprietários rurais da região.
Dia da Namíbia
comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas], para marcar o "Dia dos Heróis namibianos" e a data da inauguração do Instituto das Nações Unidas para a Namíbia [corpo de ensino superior na Zâmbia e precursor da Universidade da Namíbia], que foi fundado sob os auspícios da Própria ONU em 26 de agosto de 1976.
Dia da Transverberação de Santa Teresa de Ávila.
Dia das Artes Marciais
comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 2449 de 17 de maio de 2002.
Dia do Ator ou "Día del Actor"
comemoração da Argentina não confirmada, mas que teria sido instituída em louvor a São Genésio de Roma na Itália, tido como padroeiro dos atores, dos Comediantes e dos músicos, e que normalmente é festejado em 25 de agosto.
Dia do Avicultor ou "Día del Avicultor"
comemoração de salvadorenhos, conforme Decreto Legislativo Nº 61 de 25 de agosto de 1988, para marcar a data da fundação da AVES [Associação de Avicultores de El Salvador ou "Asociación de Avicultores de El Salvador"], que foi constittuída em 26 de agosto de 1956, a partir da iniciativa de um grupo de pessoas que se adiantaram a em seu tempo, para construírem as bases de uma organização sólida que, até o momento, tem sido modelo de integração e e gestão administrativa para seus associados.
Dia do Cuidador Voluntário
comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14.336 de 5 de abril de 2007, para marcar a data do nascimento da missionária católica de Skopie na Macedônia, Madre Teresa de Calcutá [Ganxhe Bojaxhiu], que veio ao mundo em 26 de agosto de 1910 e que se naturalizou indiana, tendo como algumas de suas prioridades ajudar os "mais pobres entre os pobres", incluindo leprosos, portadores de SIDA - Aids), mulheres abandonadas, discriminados, entre outros, através da Congregação das Missionárias da Caridade na cidade indiana de Calcutá, sendo laureada em 1979 com o Nobel da Paz por esse seu trabalho em prol dos pobres, cuja Data Comemorativa dos paulistanos tem por finalidade: estimular a informação sobre o trabalho voluntário, valorizar o trabalho executado por milhares de pessoas, que contribuem para uma melhor qualidade de vida, proporcionando conforto físico e espiritual necessário para o restabelecimento da saúde e o suporte em condições extremamente adversas, divulgar a necessidade de preparo específico para as atribuições de cuidador voluntário, e enriquecer o trabalho do cuidador voluntário com informações técnicas e troca de experiências.
Dia do Despachante
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 8.368 de 23 de agosto de 1993, para marcar a data da aprovação do Projeto de Lei Nº 64 de 1991 na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que resultou na Lei Nº 8.107 de 27 de outubro de 1992, dispondo sobre a atividade dos despachantes perante os órgãos da Administração Pública do Estado paulista.
Dia do Ensino Municipal
comemorado na Cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 13.867 de 7 de julho de 2004 e Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007, para marcar a data da nomeação da 1ª turma de professores do ensino municipal da capital paulista, ocorrida em 26 de agosto de 1956, que então representava um enorme avanço e inteligência de largo descortino pedagógico- administrativo do legislador na esfera municipal, pois com as Escolas Municipais se começou uma redistribuição e compartilhamento de responsabilidades, a partir de uma descentralização administrativa.
Dia do Professor Normalista ou "Día del Profesor Normalista"
comemorado no Chile, conforme Decreto Nº 162 do Ministério Chileno de Educação, celebrado na segunda-feira seguinte, quando a data cai num sábado ou domingo.
Dia dos Heróis
comemorado na Namíbia, em tributo aos namibianos que morreram pela independência durante a luta de libertação que foi iniciada em 26 de agosto de 1966 contra a ocupação ilegal do território namibiano por parte do regime do apartheid da África do Sul.
Dia Estadual da Ressocialização
comemorado nos Estados brasileiros do Mato Grosso [Lei Nº 8.705 de 24 de agosto de 2007] e Mato Grosso do Sul [Lei Nº 8.705 de 24 de agosto de 2007], para marcar a data do nascimento da missionária católica de Skopie na Macedônia, Madre Teresa de Calcutá [Ganxhe Bojaxhiu], que veio ao mundo em 26 de agosto de 1910 e que se naturalizou indiana, tendo como algumas de suas prioridades ajudar os "mais pobres entre os pobres", incluindo leprosos, portadores de SIDA - Aids), mulheres abandonadas, discriminados, entre outros, através da Congregação das Missionárias da Caridade na cidade indiana de Calcutá, sendo laureada em 1979 com o Nobel da Paz por esse seu trabalho em prol dos pobres.
Dia Estadual da Sociedade Esportiva Palmeiras
comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.992 de 26 de março de 2010, para marcar a data da fundação do então clube paulistano de futebol, Società Sportiva Palestra Italia, que foi criado por imigrantes italianos em 26 de agosto de 1914 na cidade brasileira de São Paulo-SP e compelido a mudar de nome em conseqüência da atitude fascista dos italianos que ficaram do lado dos nazistas alemães na 2ª Guerra Mundial, ocasião em que o nome do clube foi alterado para Sociedade Esportiva Palmeiras.
Dia Estadual de Enfrentamento e Combate aos Homicídios e à Impunidade
comemorado no Estado brasileiro da Bahia, conforme Lei Nº 9.590 de 21 de julho de 2005, para marcar a data da morte de 4 jovens baianos durante a "Chacina do Lobato" em 26 de agosto de 1993 na cidade brasileira de Salvador-BA, na qual morreram Luís Fernando da Conceição [15 anos], Jorge da Silva [19 anos], Edmilson Pereira da Silva [17 anos] e Gilmar Oliveira dos Santos [17 anos], que foram executados pelo policial militar brasileiro, Carlos Augusto da Silva Gallo, juntamente com o agente ferroviário brasileiro, Jurandir Santos Francos, ambos julgados e condenados, respectivamente, a 42 e 36 anos de reclusão, mas colocados em liberdade após terem cumprido apenas sete anos de prisão.
Dia Estadual do Despachante Autônomo
comemorado no Estado brasileiro de Goiás,conforme Lei Nº 15.298 de 5 de agosto de 2005.
Dia Nacional da Igualdade da Mulher ou "National Woman's Equality Day"
comemorado nos Estados Unidos da América e oficializado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro pela Lei Nº 173 de 8 de dezembro de 1977, para marcar a data da promulgação da 19ª emenda na Constituição norte-americana, que consagrou o direito do voto às mulheres estadunidenses em 26 de agosto de 1920.
Dia Nacional da Solidariedade ou "Día Nacional de la Solidaridad"
comemorado por argentinos e oficializado na Província argentina de Corrientes, para marcar a data do nascimento da missionária católica de Skopie na Macedônia, Madre Teresa de Calcutá [Ganxhe Bojaxhiu], que veio ao mundo em 26 de agosto de 1910 e que se naturalizou indiana, tendo como algumas de suas prioridades ajudar os "mais pobres entre os pobres", incluindo leprosos, portadores de SIDA - Aids), mulheres abandonadas, discriminados, entre outros, através da Congregação das Missionárias da Caridade na cidade indiana de Calcutá, sendo laureada em 1979 com o Nobel da Paz por esse seu trabalho em prol dos pobres.
Dia Nacional da Terceira Idade ou "Día Nacional del Adulto Mayor"
comemorado na Bolívia, conforme decreto Supremo Nº 1421 de 17 de dezembro de 1948.
Dia Nacional do Picolé de Cereja ou "National Cherry Popsicle Day"
comemorado nos Estados Unidos da América.
Dia Nacional dos Cães ou "National Dog Day"
comemoração criada nos Estados Unidos da América pela escritora e especialista norte-americana em vida animal, Colleen Paige, através da Fundação Rede do Milagre Animal ou "Animal Foundation Miracle & Network", o que fez com que ela recebesse inclusive, uma carta de apoio do então presidente norte-americano, George W. Bush, por esse seu trabalho em favor desses bichos.


DATAS QUE SÃO COMEMORADAS NO DIA 24 DE AGOSTO...

DATAS QUE SÃO COMEMORADAS NO DIA 24 DE AGOSTO.





Dia das "Igrejas Evangélicas Batistas"

Comemorado no Estado brasileiro do rio de Janeiro, conforme Lei nº 809 de 13 de dezembro de 1984, para marcar a data da organização da 1ª Igreja Batista do Rio de Janeiro, que se deu em 24 de agosto de 1884 como a 3ª igreja batista organizada no Brasil numa casa na rua de Santana que, no início do século XX, foi transferida para o novo templo entre a Cidade Nova e o Estácio na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, onde chama a atenção dos transeuntes por sua bela arquitetura de colunas, contando atualmente com cerca de 2.000 membros.

Dia dos Artistas

O que é arte Do latim "ars, artis", termo que, no seu sentido etimológico, tinha uma acepção muito mais ampla do que aquela em que é hoje empregado.
Falava-se em arte a respeito de qualquer atividade na qual se dava valor também ao modo pelo qual ela se explicitava.Desse sentido amplo participavam expressões e termos como: a arte de bem viver, ar artes mecânicas, a poesia, a pintura etc. Depois de uma longa elaboração milenar, hoje o conceito de arte se torna menos impreciso , referindo-se mais explicitamente a uma atividade espiritual criadora de beleza, não subordinada a modelos, resultante de uma visão intuitiva e não de um conhecimento racional e tendente a exprimir o espírito na forma sensível.



Dia de Exu

Comemorado no Candomblé, em honra da entidade que mexe com forças terríveis, provocando acontecimentos dramáticos e causando o bem.
Entidade que tem muito valor...


Dia do Açougueiro

Comemorado em louvor a São Bartolomeu, que é tido na conta de padroeiro dos açougueiros.


Dia do Rio Amazonas

Comemorado no Estado brasileiro do Amazonas, conforme Lei Nº 3668 de 28 de novembro de 2011, para marcar a data da chegada do aventureiro e explorador espanhol, Francisco de Orellana, na foz do Rio Grande [atual Rio Amazonas], alcançada em 24 de agosto de 1542 na 1ª expedição a percorrer integralmente o curso deste rio, desde os Andes ao oceano Atlântico, demonstrando então a navegabilidade prática do Grande Rio, naquela que talvez tenha sido uma das viagens mais improvavelmente bem-sucedidas da história humana, realizada nesse tempo em busca do El Dorado e do "País da "Canela".


Dia em que o "Diabo se solta do Inferno e anda solto pela Terra"

Celebrado por brasileiros, baseada em crença da cultura do nordeste do Brasil, herdada dos portugueses dos tempos do império brasileiro e relacionada com o "Dia de São Bartolomeu".