terça-feira, 20 de novembro de 2012

ALPIE ESCOLA DE PILOTAGEM NO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS.

 ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.









Após sagrar-se bi-campeão nos campeonatos Brasileiro e Paulista da Fórmula Ford, o piracicabano Aldo Piedade tinha o objetivo de criar em nosso país uma Escola de Pilotagem com o padrão daquelas que já existiam na América do Norte e na Europa.
Envolvido com automobilismo desde 1974, Aldo Piedade era proprietário de uma transportadora e começou a carregar carros de corrida para o autódromo de Interlagos. Em pouco tempo Piedade já estava fabricando chassis para a Fórmula Ford levando-o a criar e a idealizar a Fórmula Alpie.
Foi após visitar a "Racing School Skip Barber", nos Estados Unidos, e a "Jim Russel" na Inglaterra, que Piedade criou a Escola de Pilotagem ALPIE em 1987 adotando o mesmo estilo das já consagradas e melhores escolas de pilotagem do mundo e colocando ao alcance de seus alunos os monopostos, que além de servirem ao aprendizado, são usados para a realização de corridas entre os próprios formandos.
Como não poderia deixar de ser os filhos Aldo Jr., Emerson e Érika também se tornaram pilotos e hoje ajudam o pai no comando da escola de pilotagem com toda a experiência adquirida ao longo de tantos anos envolvidos com as competições.
Com o passar dos anos, já com os filhos como parceiros e instrutores, Aldo Piedade passou a investir em outros segmentos ligados ao automobilismo, o que transformou a ALPIE numa completa empresa de prestação de serviços no mundo da velocidade.
Já são mais de 800 alunos formados, dentre eles alguns nomes de destaque como Antonio Pizzonia e Tony Kanaan.
Além dos cursos de kart e fórmula a Alpie sempre ofereceu curso de turismo que ganhou mais destaque com a chegada da Chevrolet criando o Chevy Racing e proporcionando ainda mais opções e emoção aos alunos.

 
 
A Escola Alpie de pilotagem conta com uma equipe de instrutores e mecânicos de primeira linha preparados para atender com eficiência e competência alunos e participantes de eventos oferecendo toda a segurança necessária para cada situação.

Conheça um pouco mais sobre os principais instrutores da Alpie:
Aldo Piedade foi piloto e chefe de equipe na Fórmula Ford tendo conquistado diversos títulos na categoria. Foi piloto de testes da Ford e idealizador da categoria Fórmula 1.600. É também o responsável pela criação e fabricação dos chassis da Fórmula Alpie I e II e atualmente coordena a escola Alpie de Pilotagem.

Aldo Piedade Jr. foi campeão goiano de kart, vice-campeão paulista de kart, campeão paulista de Fórmula 1.600, campeão de Fórmula 2.000 FASP e vice-campeão brasileiro de Super Clio. Tem passagem pela Fórmula Chevrolet, Fórmula 3 Sul-americana, Espron BMW, Fórmula Indy Light Panamericana, Fórmula 3.000 de Portugal, Fórmula Chrysler, Stock Car V8 além de atuar como preparador e chefe de equipe em diversas categorias de diversos campeonatos do automobilismo brasileiro.

Emerson Piedade foi campeão paulista de Fórmula 1.600 e em seguida campeão paulista de Fórmula Super 1.600 que mais tarde viria a se tornar fórmula 2.000. Tem passagem pela Fórmula Chevrolet, Fórmula 3 Sul-americana e Espron/BMW além de atuar como preparador e chefe de equipe em diversas categorias de diversos campeonatos do automobilismo brasileiro.

 
Todo piloto que se preze precisa ter uma equipe de ponta para trabalhar ao seu lado em busca das vitórias e conquistas que vão projetar sua carreira.
É com essa intenção que a Alpie oferece aos seus pilotos um time de primeira linha alinhado aos interesses e ambições de seus pilotos sempre trabalhando coletivamente para alcançar o topo do pódio.
Trata-se de um currículo vencedor: 7 vezes campeões da Fórmula 1600, tetracampeões de Fórmula Alpie, bicampeões de Fórmula Global, campeões de Fórmula Super 1600, campeões de fórmula 2000, tricampeões de Espron/BMW, bicampeões de Fórmula São Paulo e campeões de Marcas e Pilotos além de outros ótimos resultados e vitórias inesquecíveis de nossos pilotos.
 
 
 
29/08/2011 - Evento para a empresa de turismo CVC
01/12/2011 - Pilotos e Instrutores da Alpie atuaram no GP Brasil de F1 2011
Sob a batuta do instrutor e administrador da Alpie Racing School, Aldo Piedade Jr., o Grande Prêmio Brasil de F1 contou cm uma equipe de 10 "drivers" que foram os responsáveis pela condução dos carros de resgate e socorro "Fire" alocados em perímetros específicos do autódromo de Interlagos.
Todos os drivers, com experiência em pilotagem e instrução junto à escola, realizaram simulações nas semanas que antecederam o GP Brasil, e atuaram durante os 3 dias do evento com competência e dedicação, sempre atentos a quaisquer situações de emergência que pudessem surgir e responsáveis pela condução e proteção dos soldados do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Mais uma vez a Escola de Pilotagem Alpie recebeu o apoio e a confiança da FIA, CBA e todos os demais envolvidos nesse grande evento, o que nos orgulha e nos motiva para continuar nosso trabalho e estar a disposição para eventos futuros.
Drivers participantes:
  • Alex Alamino
  • André Adriani
  • Arthur Gaggini
  • Claudio Collet
  • Fábio Vicentini
  • Gencarlo Mahieux
  • Horácio Moreira Bota
  • Lamartine Pinotti
  • Marcio Braga
  • Miguel Cappuccio
  • Fabio Vicentini (Biola)
     
Nos dias 25 e 26 de outubro a charmosa Fazenda Capuava, que abriga um autódromo particular, recebeu em torno de 150 pessoas, que vieram de diversas parte do Brasil para conhecer o novo carro da Chevrolet.

Os convidados, em sua maioria frotistas de diversos segmentos, tiveram a oportunidade de experimentar o novo carro no belo traçado da fazenda paulista, sempre devidamente acompanhados e orientados pelos competentes instrutores da Alpie Racing School.

O evento, como sempre, foi um sucesso e brindou mais um lançamento da Chevrolet ao mercado brasileiro ao lado da qualidade do trabalho da Alpie e da agencia a qual elaborou todo o evento.



Entre os dias 8 e 15 de abril a Alpie esteve presente em Foz de Iguaçu com seu dinamômetro para testar, avaliar e comprovar a eficiência dos "pneus verdes" que apresentam uma proposta ecológica, de preservação do meio ambiente.
Estiveram presentes no evento, em torno de 200 pessoas entre jornalistas e revendedores.



Mais uma vez os instrutores da Alpie estiveram ao lado da GM para a realização de outro Chevy Racing. Desta vez com a participação de 60 convidados que tiveram a oportunidade de acelerar forte na lendária pista de Interlagos.



A General Motors do Brasil premiou seus melhores vendedores de 2010 com momentos de muita adrenalina e emoção, ao entregar para eles a estrutura da Escola Alpie de Pilotagem com seus gabaritados instrutores.
Os entusiasmados "pilotos", que pousaram para as lentes e aproveitaram o dia com outras atrações nos boxes, puderam ir para a lendária pista do Autódromo José Carlos Pace ao lado dos instrutores afim de aprender técnicas simples, e o traçado. Em seguida foi a vez deles assumirem o volante e descerem a bota pelas curvas mais famosas do país.
Mais uma vez a Alpie concretizou sonhos e realizou um evento de sucesso.



Mais uma vez os instrutores da Alpie Racing School estiveram na pista para proporcionar diversão e adrenalina em eventos empresariais.
Dessa vez foram funcionários e colaboradores da Good Year que tiveram a oportunidade de andar com pilotos profissionais no belo circuito de Interlagos e depois puderam trocar de lugar com eles para acelerar e sentir a emoção da velocidade.



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A Alpie realizou em novembro de 2010 um evento para a Empresa Editora Segmento (Segmento RH Corporate) com apoio das empresas Ticket, Amil e revista oficial da Abrh-Nacional, com o objetivo de proporcionar diversão e adrenalina a parceiros, colaboradores e funcionários dessas empresas.
Um total de 60 pessoas, puderam sentir a emoção de estar ao lado dos instrutores da escola de pilotagem e depois sentar oa volante dos Chevrolet Celtas para acelerar na lendária pista paulista.



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40 fornecedores do "programa Parceiros Chevrolet" puderam sentir na pele a emoção de estar ao lado do instrutor Aldo Piedade Jr., piloto de diversas categorias, inclusive Stock Car, acelerando na pista de Interlagos o possante Camaro que a General Motors está trazendo ao Brasil.



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A Alpie foi efetivada oficialmente como responsável pelo fornecimento e coordenação dos pilotos drivers do resgate da fórmula 1, ou seja, a partir de 2011 somente a Alpie indicará os pilotos e coordenará as atividades do resgate de pilotos do GP Brasil de Fórmula 1.
A equipe que participou da edição 2010 foi:
Pilotos fire: Thomas Alves, Gencarlo Mahieux, André Adriani, Anderson Cardoso, Márcio Braga, Marcelo Tringoni, Arthur Gaggini, Horácio Bota, Willian Záza e Fernando Chicarelli,Fabio Vicentini (Biola).
Pilotos 4x4: Sinval, Claudio Collet, José Ferraz.




 
 



Em março a financeira de veículos Credial, realizou um evento no autódromo de Interlagos, com diversas atrações, buffet e passatempos oferecidos aos seus lojistas, funcionários, clientes e parceiros.
Quase 300 pessoas estiveram presentes durante o dia todo, e a Escola Alpie de Pilotagem, através de seus instrutores, proporcionou muita diversão e adrenalina ao público.
Foram realizadas competições de pit stop com a réplica do carro de F. Indy, passeios pela pista, test-drives com os presentes dando uma volta ao lado do instrutor e depois assumindo o volante dos GM Celtas de competição e test-drives com os fórmulas utilizados nas corridas e nas aulas.
A equipe vencedora da competição de pit-stop, formada por oito pessoas, ganharam de presente algumas voltas no Fórmula duplo, como caronas, onde puderam sentir a emoção de sentar num carro de corridas de verdade, a poucos centímetros do chão, com um dos pilotos da Alpie acelerando forte pela pista. Todos se divertiram muito e saíram satisfeitos.
 
 
 
EscolA Alpie.
A Alpie, escola de pilotagem localizada ao lado do Autódromo de Interlagos (precisamente ao lado do portão 7), realiza o sonho de quem quer seguir a carreira de piloto de fórmula 1, corrida ou simplesmente para quem deseja sentir o gosto e o prazer da velocidade. A escola conta com protótipos monopostos de kart e bipostos de carros de passeio e de competição, feitos propriamente para corridas; nos carros de passeio, a marca utilizada pela escola é o Celta 1.4 Flex, devidamente preparados para competição, aulas de prática e eventos.
O curso consiste em quatro aulas práticas e cinco teóricas, tendo como pista de treino o próprio Autódromo de Interlagos. Nele, o aluno compreenderá três formas de direção: a ofensiva, a defensiva e a evasiva. A direção ofensiva permitirá ao piloto de fórmula ou de corrida realizar manobras em alta velocidade, a fim de melhorar seu desempenho em competições. Na direção defensiva, o piloto aprenderá a realizar manobras em situações de perigo, como batidas. Já a direção evasiva é muito procurada por policiais, para casos de situações de sequestro.
“...A escola de pilotagem já formou diversos alunos conhecidos, entre eles Tony Kanaan e Antonio Pizzonia, ambos pilotos de destaque em suas respectivas categorias.”
A Alpie Escola de Pilotagem também propicia a realização de eventos empresariais, como fez com a GM e a Schincariol. Nesses eventos, 30 pessoas são escolhidas pela empresa para participarem de uma competição.
Além disso, a Alpie oferece o chamado test-drive para aqueles que quiserem apenas sentir o gostinho de pilotar um carro de fórmula uma única vez. Para o test-drive, o piloto terá uma aula teórica de 20 minutos e outra de 40 minutos de prática, e se futuramente quiser fazer um curso completo, terá desconto especial.
Com uma história que remonta desde o ano de 1987, quando abriram as portas, a Alpie começou suas atividades antes, com Aldo Piedade, ex-proprietário de uma transportadora de carros para o autódromo e se interessou por automobilismo; tanto que se tornou um grande piloto da extinta Fórmula Ford, foi idealizador da Fórmula 1.600 e criador dos chassis Alpie I e II, protótipos utilizados em sua escola, onde também é um dos instrutores.
Hoje, Aldo Piedade conta com a ajuda de seus dois filhos, Aldo Piedade Jr. e Emerson Piedade, na formação de novos pilotos.
A escola de pilotagem já formou diversos alunos conhecidos, entre eles Tony Kanaan e Antonio Pizzonia, ambos pilotos de destaque em suas respectivas categorias.
Em entrevista, Aldo Piedade Jr., que tem em seu currículo prêmios como Fórmula 3.000 de Portugal, Fórmula Chrysler e Stock Car V8, além de ter participado de várias equipes de competição - atuando como preparador e chefe de equipe em diversas categorias - fala um pouco sobre o automobilismo no Brasil e diz que somos referência mundial no esporte no que diz respeito à formação de excelentes pilotos.
“...Para o test-drive, o piloto terá uma aula teórica de 20 minutos e outra de 40 minutos de prática...”
Além disso, Aldo Piedade Jr. comenta sobre a alavancada de outras categorias do esporte, como a Stock Car, Fórmula Truck, entre outras, muito influenciadas pela grande publicidade investida e pelos direitos televisivos da transmissão dos circuitos.
Quanto aquele que quiser seguir a profissão de piloto, Aldo diz que para ter seu talento reconhecido e ser conhecido, deve-se ter uma boa rede de contatos e muito mais que, isso ter sorte. Aldo exemplifica essa sorte com o caso de Louis Hamilton, que teve sua carreia acompanhada desde pequeno pelo chairman da Mclaren, Ron Denis, o que facilitou muito seu ingresso a F1.
Para você que quer fazer parte do mundo da velocidade e gosta de vivenciar fortes emoções, procure a Alpie Escola de Pilotagem. Certamente você terá todo o acompanhamento necessário para se formar um bom piloto, contando com excelentes equipamentos.
Nosso endereço é Av. Senador Teotônio Vilela, 373 - Interlagos / São Paulo - SP, ao lado do portão 7 do Autódromo de Interlagos. Tel: (11) 5666-3007 / Fax: (11) 5666-6050.
 
Site:www.alpie.com.br


www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net


CONTATO: (13) 3467-9848. (13) 3379-7552.


 



HISTÓRIA DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS

       ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

 

 

 

História


 
Fotografia aérea do Autódromo de Interlagos.

No fim da década de 1920, o engenheiro britânico Luiz Romero Sanson idealizou uma região de lazer entre as represas Billings e Guarapiranga, sendo que sua filha escolheu o nome Interlagos para o local. Em abril de 1939, com o autódromo ainda em obras, um grupo de pilotos liderado por Manoel de Teffe

deu as primeiras voltas na pista. um ano após houve a grande inauguração no dia 12 de maio de 1940, o autódromo abriu suas portas. Neste dia o autódromo recebeu 15 mil pessoas para o Grande Prêmio São Paulo. O vencedor foi o piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu 25 voltas da prova no tempo de 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.
Fechado para reformas em
1967, só foi reaberto em 1 de março de 1970, para a realização de uma prova do campeonato internacional de Fórmula Ford. Em 1971, o autódromo passou novamente por reformas para abrigar no ano seguinte, pela primeira vez, um Grande Prêmio de Fórmula 1. Em 1972 houve o primeiro Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 sem contar pontos para o campeonato, sendo vencido pelo argentino Carlos Reutemann, piloto da equipe Brabham. Em 1973 a prova já era válida pelo campeonato mundial de equipes e pilotos. Até 1980 o autódromo recebeu o Grande Prêmio sucessivamente, com exceção de 1978 que foi no Autódromo de Jacarepaguá. De 1981 a 1989 o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi realizado no Rio de Janeiro em Jacarepaguá.


 
Torre de controle do Autódromo de Interlagos.

Em 1989, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que havia sido transferido para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Iniciou-se, assim, uma grande reforma que mudaria completamente o traçado do velho Interlagos, e em 1990 voltou para São Paulo onde continua até o presente, e sendo realizado sucessivamente.


 Melhorias em 2007.


No ano de 2007, o autódromo foi fechado por quatro meses para ser trocado todo o asfalto do circuito, além da construção de mais uma arquibancada na reta dos boxes e alteração da entrada dos boxes.
Para o
Grande Prêmio do Brasil de 2007, foram realizados os reparos de maior escala dos últimos 35 anos do circuito, para resolver fundamentalmente problemas com a superfície da pista. O asfalto existente foi totalmente substituído, resultando em uma superfície da pista muito lisa. Ao mesmo tempo, a entrada do pit lane foi reforçado para melhorar a segurança e construído um novo e maior stand fixo. Para facilitar o trabalho, o circuito foi fechado e não foram realizados eventos nos cinco meses imediatamente anteriores à corrida.
Em
17 de outubro de 2007, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começou a operar a nova estação da Linha 9, a Estação Autódromo, perto do circuito. A Linha C foi prorrogado para melhorar o acesso entre o centro de São Paulo e região sul da Grande São Paulo, incluindo o circuito.



Panorâmica da reta principal do Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), tirada da arquibancada M, durante o treino de sexta-feira para o Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula Um 2009.


 Traçados.



 Curvas.



Interlagos no Grande Prêmio do Brasil, em 2006.
  • Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números , mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens , pois os homens contornavam a 1 e 2 de `` pé embaixo ``, ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas havia enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.
  • Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.
  • Curva do sol – Passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Esta situação já não ocorre devido a mudança no sentido da corrida, agora anti-horário, mas o nome foi mantido.
  • Curva do Sargento - Este nome foi atribuído devido a um sargento da força pública que estava de serviço no dia de um evento e que, entuasiasmado com a corrida, entrou na pista com a sua viatura e ao chegar nesta curva perdeu o controle do carro e rodou. Ele tentou mais uma vez, acontecendo novamente o "acidente". Após isso a curva foi batizada como a "Curva do Sargento".
  • Curva do laranja - Devido a dificuldade em contornar a curva por falta de visão total, os pilotos inexperientes, que nas corridas são tratados por laranjas, sempre erram a sua tangência.
  • Curva da ferradura – Tem esse nome por ter um formato muito parecido com o de uma ferradura.

Curva "S" do Senna.
  • Curva do pinheirinho - Por haver um pinheiro na área de escape da curva, que era sempre atingido quando um piloto perdia o controle do carro e saía da pista, foi dado este nome à curva.
  • Curva bico de pato - Uma curva muito fechada que tem a forma de um bico de um pato.
  • Curva da junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.
  • Curva "S" do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.
  • Mergulho - Curva que antecede a junção. Esta curva além de ter uma difícil visão, apresenta queda para o lado de fora da pista.
  • Café - Curva que antecede a entrada dos boxes, leva o nome devido à sua pequena angulação.


 Comparação.


Comparação das voltas mais rápidas por categorias no Autódromo José Carlos Pace sem contar com as categoria de motovelocidade.
CategoryTimeDriverTeamData
Fórmula 11:11.473Juan Pabl
 Montoya
Williams-BMWGP Brasil de 2004
Le Mans Series-LMP11:18.787Pedro Lamy/Stéphane SarrazinPeugeot 908 HDi FAPMil Milhas Brasil de 2007
Fórmula
 3
1:28.970Nelson MerloBassani Racing2006/12/ 9
FIA GT11:32.060 Henrique Bernoldi/Xandinho NegrãoMaserati MC12 Vitaphone2010/11/27
Fórmula Renault1:35.809Nelson MerloBassani Racing2005/11/ 6
Stock Car Brasil V81:37.672Allam KhodairBlau Full Time2010/ 3/27
Troféu Maserati1:47.655Guto NegrãoMedley2006/ 3/25
Fórmula Truck2:04.616Wellinton CirinnoABF/Mercedes-Benz2003/10/ 5


 Fórmula 1.



 
A pista paulista marcou a última corrida (antes do abandono da aposentadoria) do piloto de Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher.

 
Grande Prêmio do Brasil de 2007.
O Autódromo de Interlagos foi palco do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 nos anos de 1972 a 1977, 1979, 1980 e de 1990 até a data atual.
Provas disputadas e vencedores:
O fundo vermelho mostra quando a prova não fez parte do campeonato mundial da Fórmula 1.
AnoPilotoEquipe 
2011Austrália Mark WebberRed Bull-Renault 
2010Alemanha Sebastian VettelRed Bull-Renault 
2009Austrália Mark WebberRed Bull-Renault 
2008Brasil Felipe MassaFerrari 
2007Finlândia Kimi RäikkönenFerrari 
2006Brasil Felipe MassaFerrari 
2005Colômbia Juan Pablo MontoyaMcLaren-Mercedes 
2004Colômbia Juan Pablo MontoyaWilliams-BMW 
2003Itália Giancarlo FisichellaJordan-Ford 
2002Alemanha Michael SchumacherFerrari-Ferrari 
2001Escócia David CoulthardMcLaren-Mercedes 
2000Alemanha Michael SchumacherFerrari-Ferrari 
1999Finlândia Mika HakkinenMcLaren-Mercedes 
1998Finlândia Mika HakkinenMcLaren-Mercedes 
1997Canadá Jacques VilleneuveWilliams-Renault 
1996Inglaterra Damon HillWilliams-Renault 
1995Alemanha Michael SchumacherBenetton-Renault 
1994Alemanha Michael SchumacherBenetton-Ford 
1993Brasil Ayrton SennaMcLaren-Ford 
1992Inglaterra Nigel MansellWilliams-Renault 
1991Brasil Ayrton SennaMcLaren-Honda 
1990França Alain ProstFerrari-Ferrari 
1980França Rene ArnouxRenault-Renault 
1979França Jacques LaffiteLigier-Ford 
1977Argentina Carlos ReutemannFerrari-Ferrari 
1976Áustria Niki LaudaFerrari-Ferrari 
1975Brasil José Carlos PaceBrabham-Ford 
1974Brasil Emerson FittipaldiMcLaren-Ford 
1973Brasil Emerson FittipaldiLotus-Ford 
  



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