quarta-feira, 15 de maio de 2013

COMO ESTÁ SUA REDE DE RELACIONAMENTOS ???


  
     ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.
como-esta-sua-rede-de-relacionamentos



Networking significa rede, relacionamentos, trabalho em rede, entrelaçamento. Networking nos diz o quanto uma boa rede de relacionamentos é essencial para nossa vida pessoal e profissional.
Somos seres sociais, interdependentes, precisamos uns dos outros e geralmente gostamos de companhia: isso significa que ninguém é uma ilha isolada, somos parte de um arquipélago que precisa ser unido e conectado por inúmeras pontes.
O NETWORKING nos mostra de forma incisiva que a idéia de autossuficiência e independência é falsa e inadequada, pois vivemos numa época em que ninguém pode deter todos os conhecimentos, experiências e informações para o sucesso das atividades e projetos que precisam ser realizados.
Portanto, saber construir e manter estas pontes para relacionar-se bem com os outros é algo fundamental.
Um bom NETWORKING é essencial em muitos momentos de nossas vidas. Quando precisamos buscar um novo emprego ou quando precisamos de um apoio e estamos confusos. Ter este network é um patrimônio e um capital tão valioso quanto bens materiais e financeiros.
Um dos grandes desafios do NETWORKING é construir e assegurar bons contatos e depois mantê-los. Assim como as amizades o NETWORKING precisa ser cultivado, segue algumas dicas para manter seu NETWORKING em dia:
1. Identifique sua rede – quem são seus amigos, conhecidos, contatos etc? Procure diferenciar as pessoas que conhece por categorias: Ex: amigos, negócios, faculdade, etc.
2. Mantenha contato – Mantenha contato com seus amigos e conhecidos com regularidade.
3. Participe de eventos – Quem não é visto não é desejado.
4. Use a tecnologia – hoje em dia as redes sociais virtuais estão se tornando grandes aliadas para o NETWORKING.
5. Crie uma rotina – Marque um dia da semana ou período para fazer contatos com pessoas estratégicas.
NETWORKING é uma atitude atual e positiva, que nos ajuda a viver melhor em comunidade e ter o apoio em horas de necessidade.
E aí como está o seu NETWORKING?

www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net

CONTATO: (13) 3379-7552. (13) 3467-9848.

SÓ MAIS UMA...

      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

so-mais-uma

E se vestia lentamente como fizera em todas aquelas noites. A camisola de seda escorria pelo seu corpo com uma delicadeza invejável e ela aproveitava o momento. Sem ninguém a quem dedicar à ação, ela ia todos os dias delicadamente a estante e passava aquele óleo que trouxera de uma viagem há muito tempo atrás. Sem muitas delongas, pegava um cobertor e deitava certa de que estava sozinha. Sentia os pelos quentes roçando seu corpo e, então, embalada pelo silêncio noturno, dormia feito um anjo de asas feridas.
Fora tomada por pensamentos infames durante todo o tempo que esteve longe, mas a mente sempre permaneceu vagando em um só lugar. Era alimentada pela frustração misturada a felicidade de ser simplesmente assim: indecifrável. Viveu histórias de outras pessoas, presenciou clichês durante a maior parte do tempo. E se rendeu aos laços e pedidos que desejavam sua mudança. Odiava ter que ouvir sua voz interior, mas acabava se rendendo aos planos de ir mudando pouco a pouco.
Era alguém que abandonaria qualquer história a qualquer momento, mas isso nunca a impediu de vivê-las. Era capaz de dormir completamente arrependida, mas nunca acordava com a vontade de ter feito algo. A frieza só se fazia presente quando se tratava de autoproteção. Se recusava a recolher culpas e a tomar novas decisões. Preferia a certeza de um não à dúvida de um talvez – eu disse que sua vida também era um clichê impagável.
Gostava da segurança, da tranqüilidade. Procurava paz. Precisava de espaço mesmo que aquela casa passasse a maior parte do tempo vazia. Sua rotina exalava antigos cheiros, mas isso nunca deixou que ela optasse por antigas escolhas. Frequentava antigos lugares, trocava com estranhos os mesmos olhares de sempre. Era alguém sem nexo ou ordem. Irreal, surreal, real. Era só mais uma.
Acordava todas as manhãs no mesmo horário e mais uma vez usava seu óleo corporal. Calculava seus passos, repensava todos os seus planos. Os sonhos ela deixava para depois. Passava a mão no cabelo certa de que talvez fosse uma pessoa inconsequente, mas apesar das circunstâncias, gostava de ser alguém assim. Por fim, pensava em uma certeza: suas asas de anjo, que por todas as noites dormiam feridas, acordavam prontas para um novo voo e certas de que novos machucados viriam.

www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net

CONTATO: (13)3379-7552. (13) 3467-9848.

DITADURA DA BELEZA ATÉ QUANDO????

      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.


ditadura-da-beleza-ate-quando



Não visto 44, 46 ou 48 e morro de orgulho por usar perfeitamente uma calça 38. Mas acontece que sou adepta à causa que coloca abaixo qualquer padrão de beleza estúpido que essas mídias sociais impõem. Não critico quem é feliz usando 48. Não condeno quem faz dieta e quer passar a todo custo em uma calça 36. Porém, essa semana, a loja de departamento Marisa lançou sua campanha publicitária de verão. O comercial deixa claro que só é feliz quem faz uso de dietas para emagrecer, quem passa dias sofríveis comendo alimentos “saudáveis” para aí sim usar uma roupa da loja e aproveitar o verão. (Entenda mais assistindo o comercial logo abaixo.)

Nada contra a campanha publicitária, mas a empresa deveria repensar potencialmente suas clientes e reformular a propaganda. A mesma empresa que criou uma linha plus size há pouco tempo atrás é a mesma que elimina tais mulheres também reais da propaganda mais importante da campanha. Mulheres magras de corpo esguio existem aos montes. Mulheres de quadris largos, seios fartos e que são felizes por isso também existem. E como tais, deveriam ser incluídas nas coleções de todas as lojas do país.
Mas me pergunto até quando esse mundo irá focar em um ou outro corpo feminino. Até quando modelos magras e plus size vão aparecer em comerciais e campanhas diferentes, porque se trata de públicos diferentes. Não! São todas mulheres que consomem diariamente uma quantidade imensa de produtos de um mercado que tenta impor a todo custo uma perfeição que não existe. Um mercado que não aceita alguém feliz usando uma numeração maior. Um mercado que ilude, seduz pela falsa beleza e atrai, mesmo assim, milhares de mulheres todos os dias.
Me pergunto qual o limite da auto-aceitação. E o que pensa mulheres que querem emagrecer todos os dias a qualquer custo simplesmente porque a sociedade é magra e feliz. Não, a sociedade não é magra e feliz, e ela nunca sequer vai ser. Parece que algumas pessoas ainda não entenderam que é a diversidade que dá graça a tudo isso que existe. Que um só padrão é pura bobagem.
E empresas publicitárias, esse é o jeito errado de mostrar a mulher brasileira. É o jeito errado de valorizar a diferença física que temos nesse país. É o jeito errado de nos pedir que compremos roupas para o verão. Até porque, o verão é de todas nós e o ideal é conquistar todo público e não somente uma mísera parte que sequer entra em uma calça 40.


www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net

CONTATO: (13) 3379-7552.  (13) 3467-9848.

RESPONSABILIDADE FEMININA...

      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.




responsabilidade-feminina



Não precisamos de muito. Às vezes um lingerie combinando faz a gente se sentir a mulher mais linda do mundo. Dobrinhas incomodam e tem dia em que o cabelo cria vida própria, mas o que fazer? É tão bom ser mulher. Dormirmos com outras sem sermos tachadas de homossexuais. Não precisamos chorar para demonstrar sensibilidade e sempre encontramos um abraço protetor quando precisamos.
Queimamos soutien, assumimos a fragilidade e construímos força. O tamanho do nosso cabelo não define feminilidade e – sejamos clichê – o tamanho da roupa não define o caráter. Escondemos histórias e omitimos verdades com a mesma facilidade com que respiramos, se precisar – e seja homem! Encante-nos o suficiente para que não queiramos fazer isto. Podemos ser bagunça. Assustamos com nossos gritos e mudamos de idéia com a mesma facilidade com que trocamos de roupa. Não somos mais o sexo frágil. E algumas sabem exatamente a linha tênue existente entre ser sensual e ser vulgar. As outras? Ainda estão aprendendo.
Delicadeza e brutalidade andam juntos na hora certa. Consumimos álcool, gostamos de futebol, mas ainda optamos pelo cavalheirismo. Nada mais nos obriga a resistir no primeiro encontro. Nada nos impede de sermos tão exigentes quanto os homens. Analisamos corpos, mas cedemos a um bom papo. Podemos não ser a mulher da sua vida e já escolhemos sumir (ou não) no dia seguinte. Apesar de tudo, ainda gostamos do antiquado. Esperamos ligações, puxões pela cintura e uma dose de força na hora certa. E não precisa abrir a porta do carro. Só se preocupe com a conta, porque, meu querido, ela ainda é sua.


www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net

CONTATO:  (13) 3379-7552. (13) 3467-9848.

COMPROMETIMENTO...



     ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

comprometimento-no-trabalho


Comprometimento no Trabalho
As empresas têm buscado a contratação de pessoas comprometidas com suas responsabilidades e com seu trabalho.
Mas o que é estar comprometido com o trabalho?
Comprometer-se é mais que estar envolvido, interessado, obrigado, responsabilizado. É botar paixão no que faz, dar sempre o “algo mais”, se destacar apresentando diferentes soluções, aliando empenho, iniciativa e criatividade. Como diria um velho amigo meu, é encantar o cliente, seja ele um cliente interno (colega de trabalho) ou externo (um comprador).
O mercado hoje mais do que nunca exige pessoas que atendam às novas demandas do mundo globalizado e competitivo, que a cada dia vem enxugando postos de trabalho e exigindo pessoas capacitadas e qualificadas.
Independentemente do tamanho da organização, a expectativa do empregador é formar uma equipe sólida e eficiente que esteja realmente envolvida com a política da empresa, suas metas e resultados. Desta forma, a visão do empregado que simplesmente “cumpre” com suas obrigações está fora de propósito.
Hoje a busca é por profissionais (colaboradores) que provem mesmo a que vieram e vejam nos desafios novas oportunidades de crescimento.
Mas para que organização obtenha maior possibilidade de acerto ela devera estar atenta a alguns pontos importantes.
É muito difícil para a organização selecionar alguém já com este perfil. Isso porque, durante o processo de seleção (entrevista), todos se mostram interessados pela vaga e apaixonados pela área de atuação.
A alternativa, neste caso, é que o candidato a vaga seja mesmo observado durante certo tempo. Por isso, se você tem se sentido assim em seu emprego, console-se. A finalidade é conhecê-lo melhor, verificando até que ponto está envolvido com a empresa.
Caso esteja em busca de sua ascensão profissional, observe atentamente a sua maneira de encarar o trabalho.
Lembre-se que você passa maior parte do seu tempo dentro da empresa. Neste caso, por mais que procure “simular” uma situação, não poderá sustentá-la por muito tempo. É necessário, para um bom resultado, uma convergência de idéias e objetivos. Caso contrário, tudo ficará muito mais difícil.
Outro ponto a ser observado é a ética. O que significa ética para você?
Este tem sido um aspecto bastante valorizado no meio corporativo. Afinal, como contratar ou promover alguém, se não há confiança?
A competição no mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais acirrada. Se você sente isso como profissional, saiba que o mesmo acontece com as empresas: todas procuram um lugar ao sol.
Por este motivo, trabalham com alternativas de aumentar sua receita, reduzir suas despesas e criar diferenciais em seus produtos e serviços. Por este motivo, sua equipe, além de qualificada, precisa ser eficiente e confiável. Aí entra a ética.
Neste aspecto, se está à procura de uma nova colocação, esteja bastante atento a alguns aspectos que lhe “incriminam” durante uma entrevista. Jamais pense em fazer algum comentário maledicente, mesmo em tom de desabafo, sobre seu emprego atual ou anterior. Esta postura desconta vários pontos de seu conceito final.
Saber trabalhar em equipe é outro ponto muito importante, preze pelo trabalho em grupo, respeitando opiniões e buscando a excelência dos resultados. Você terá ainda melhor reconhecimento se, além do seu bom desempenho, conseguir motivar a equipe que trabalha ao seu lado.
O importante é que você se mostre sempre disposto ao trabalho. Isso não significa bajular ou fazer média: trata-se apenas de se sentir verdadeiramente motivado pelo que faz. Se algo não anda bem neste aspecto, talvez seja a hora de pensar melhor a respeito. Afinal, vale o questionamento: o que pode ser melhorado?


www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net

CONTATO: (13) 3379-7552. (13) 3467-9848.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O FILME AS SESSÕES COM HELEN HUNT.




      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

Conheça a história da terapeuta sexual que deu origem ao filme 'As Sessões', com Helen Hunt.


cheryl-cohen-greene-sexo-com-pacientes
 
 
Qual é a diferença entre a sexóloga Cheryl Cohen Greene e uma prostituta? Essa é a primeira pergunta que as pessoas costumam se fazer quando ouvem a história da americana de 68 anos que faz sexo com seus pacientes como técnica terapêutica. Embora não se importe muito com a comparação, Cheryl defende-se argumentando que seu trabalho tem um objetivo bem específico:capacitar homens a ter relações sexuais de qualidade. Pressupõe, portanto, data para acabar. Só que, para atingir a meta, ela lança mão de técnicas pouco ortodoxas. Seu consultório é como um quarto. Em vez de divã ou poltrona, há uma cama do tamanho queen no centro da sala, rodeada de janelas com persiana e vista para um jardim. Nas consultas, ela – que se define como “substituta sexual” – e o paciente ficam nus. Basicamente, sua terapia consiste em ensinar técnicas de relaxamento aos homens que a procuram. Ela também os ajuda a descobrir zonas erógenas no corpo deles, assim como mostra em si os pontos que deixam as mulheresexcitadas. Acaba estimulando ereções. Mas, se necessário, Cheryl prossegue com penetração, e o paciente pode aprender a se controlar para não ter mais ejaculação precoce e ser capaz de dar prazer a uma mulher. A alta só é dada quando os objetivos são alcançados.
Ao longo de 40 anos de carreira, Cheryl já atendeu cerca de 900 homens em São Francisco, na Califórnia, onde vive com o atual marido. Seu grupo de pacientes abriga virgens de meia-idade, vítimas de abuso, homens com deficiências físicas ou distúrbios comportamentais,que sofrem de impotência ou problemas de autoestima, apressadinhos e qualquer outro indivíduo que, de alguma forma, não se sinta à vontade com sua condição sexual. Um deles foi o jornalista e poeta americano Mark O’Brien, morto em 1999. Vítima de uma poliomielite na infância que o impedia de mexer os músculos abaixo do pescoço, ele escreveu sobre as experiências que teve com Cheryl no final dos anos 1980. Na época, Mark estava com 38 anos e tinha decidido perder a virgindade com a ajuda da terapeuta. Sua saga está no filme As Sessões, que rendeu à atriz Helen Hunt (Cheryl nas telas) uma indicação ao Oscar. A história da surpreendente personagem também está no livro As Sessões: Minha Vida Como Terapeuta do Sexo (Best Seller), lançado por aqui no início deste ano, em que ela conta suas memórias.



helen-hunt-as-sessoes-sexo



www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net

CONTATO: (13) 3379-7552.  (13) 3467-9848.

sábado, 11 de maio de 2013

ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS: FELIZ ALMOÇO COM SUA MÃE...

ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS: FELIZ ALMOÇO COM SUA MÃE...:       ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS. Feliz almoço com sua mãe,um beijo para todas as mães do mundo... Especia...

FELIZ ALMOÇO COM SUA MÃE...

      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

Feliz almoço com sua mãe,um beijo para todas as mães do mundo...


Especial Dia das Mães: Lasanha Fitnista com abobrinha


Olá meninas, essa semana vou postar receitas para o almoço ou jantar do Dia das Mães, mas em versões mais saudáveis! Vão ser receitas para um jantar complete com bebidas, sobremesa, refeição… E hoje é a primeira receita! Uma versão de lasanha com menos calorias do que a normal, gluten-free, substituindo a massa de lasanha por fatias de abobrinha! photo lasagna085.jpg
Ingredientes:
    • 500g de carne moída magra ou carne moída de peito de perú/frango lb 93% lean beef
    • 2 dentes de alho picado
    • 1/2 cebola picada
    • 1 colher de sopa de azeite de oliva
    • sal e pimenta
    • 800g de tomate moído (comprei o natural enlatado)
    • 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
    • 3 abobrinhas medias, cortadas em fatias finas
    • 400g de ricotta (sem gordura)
    • 450g de queijo mussarela ralado (com baixo teor de gordura)
    • 1 ovo
 photo lasagna005.jpg
Modo de Fazer:
    • Coloque o azeite de oliva em uma panela, em fogo médio-alto sauté o alho e cebola. Adicione a carne, deixe dourar e cozinhar por alguns minutos com a tampa. Retire todo o excesso de água e adicione a massa de tomate moído e o manjericão. Coloque a tampa e deixe cozinhar por 30-45 minutos, mexendo a cade 2-3 minutos. Não adicione água! O molho vai “engrossar”.
 photo step1.jpg
    • Enquanto isso corte as abobrinhas em fatias, espalhe sal sobre as fatias, coloque em papel toalha e deixe descansando por 10 minutos. Retire todo o excesso de água com o papel toalha.
 photo lasagna019.jpg
    • Aqueça o forno a 175°C
    • Em uma tigela misture a ricotta com o ovo
 photo lasagna043.jpg
    • Em uma forma para assar, coloque uma camada do molho vermelho. Adicione as fatias de abobrinha cobrindo a forma. A próxima camada será do creme de ricotta e por ultimo espalhe o queijo mussarela ralado sobre a forma. Repita todo o procedimento. (Camadas: molho vermelho, abobrinha, ricotta, queijo mussarela…)
 photo step2.jpg
    • Cubra com papel alumínio e deixe assar por 45 minutos. Retire do forno e deixe assar por mais 10-15 minutos. Retire do forno 10 minutos antes de servir.
 photo lasagna081.jpg
Rendimento: 8 porções Calorias(por porção): 345 • Gordura: 12 g • Carboidratos: 16 g • Proteína: 36 g photo lasagna094.jpg
Espero que gostem e façam a receita para o dia tão especial que é o Dia da Mães! Aproveito para deixar um beijo para todas as mães de todo o Brasil. 



www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net


CONTATO: (13) 3379-7552. (13) 3467-9848.






sexta-feira, 10 de maio de 2013

ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS: NÃO A GUERRA SIM A PAZ VIVA O AMOR ...

ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS: NÃO A GUERRA SIM A PAZ VIVA O AMOR ...:   ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.     Uma Criança Com Seu Olhar Charlie Brown jr. Aqui esto...

NÃO A GUERRA SIM A PAZ VIVA O AMOR ...

 
ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.
 
 
Uma Criança Com Seu Olhar

Charlie Brown jr.

Aqui estou na difícil missão de levar a você
Uma mensagem que possa ser
Como uma luz ou um mantra, nós não somos mais
crianças
Um dia acontece, a gente tem que crescer
Temos que encarar a responsa
Eu não deixei de achar graça nas coisas
Simplesmente hoje eu quero ser levado a sério
As coisas mudam sempre mas a vida não é só como eu
espero
Existe um dom natural que todos temos
Nossas escolhas vão dizer pra onde iremos
Mas se for pra falar de algo bom
Eu sempre vou lembrar de você
Difícil não lembrar do que nunca se esqueceu
Fácil perceber que seu amor é meu
Difícil não lembrar do que nunca se esqueceu
Fácil perceber que meu amor é seu
Eu quero estar amanhã ao seu lado quando você acordar
Eu quero estar amanhã sossegado e continuar a te amar
Eu quero um sonho realizado, uma criança com seu
olhar
Eu quero estar sempre ao seu lado, você me traz paz
Aqui estou na difícil missão de levar a você
Uma mensagem que possa ser
Como uma luz ou um mantra, nós não somos mais
crianças
Um dia acontece, a gente tem que crescer
Temos que encarar a responsa
Eu não deixei de achar graça nas coisas
Simplesmente hoje eu quero ser levado a sério
As coisas mudam sempre mas a vida não é só como eu
espero
Eu quero estar amanhã ao seu lado quando você acordar
Eu quero estar amanhã sossegado e continuar a te amar
Eu quero um sonho realizado, uma criança com seu olhar
Eu quero estar sempre ao seu lado, você me traz paz
Armadilhas do tempo, são como o vento
Levando as folhas para lugares distantes
Meu pensamento é o mesmo que o seu
Mas hoje meu coração bate mais forte que antes
Certa vez na história eu vim de muito longe só pra ver você
Fui pra muito longe pra encontrar você
Eu, eu te entreguei minha alma
 
 
 
 
 
 
 
     



                                        


 
 
 
 
                                      




 
 
 
 
 
 
CONTATO: (13) 3379-7552. (13) 3467-9848

quinta-feira, 9 de maio de 2013

HISTÓRIA DO RELÓGIO...

      ESCOLA FV.FABIO VICENTINI TREINAMENTO PARA HABILITADOS.



 
Relógio do sol.
 
Por muitos séculos, a humanidade guiou-se pela sombra de um objeto projetada pelo sol, a sombra do gnomo, dos relógios de sol, para medir o tempo. Inicialmente, talvez no paleolítico ou neolítico, a medição por parte dos homens primitivos devia estar baseada na modificação do comprimento de sua própria sombra, que crescia até o meio dia e decrescia na medida que o dia se esgotava com a aproximação da noite, quando ele deveria estar de volta à segurança de seu abrigo. Posteriormente, a medição do tempo orientou-se para o calendário, para a identificação das estações do ano, que era informação essencial para as civilizações que praticavam a agricultura, em face da estreita dependência desta dos fatores climáticos, diretamente ligados à passagem das estações.
O mais antigo relógio de sol conhecido, foi construído por volta de 1500 AC no Egito, na época de Tutmosis III. Em pedra, na forma de um T, com uns 30 cm, suportando uma outra peça de mesmo comprimento e perpendicular. As linhas de hora eram marcadas na pedra a intervalos regulares. O T era voltado para o este na parte da manhã e a oeste na tarde. A posição da sombra da parte superior do T indicava a hora

Relógio de Àgua

A clepsidra ou relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pelo Homem para medir o tempo. Consiste em dois recipientes, colocados em níveis diferentes: um na parte superior contendo o líquido, e outro, na parte inferior, com uma escala de níveis interna, inicialmente vazio. Através de uma abertura parcialmente controlada no recipiente superior, o liquido passa para o inferior, observando-se o tempo decorrido pela escala.

Este tipo de instrumento evoluiu técnicamente de forma a permitir uma medição do tempo com relativa exatidão.

A clepsidra mais antiga foi encontrada em Karnak, no Egito, datando do reinado de Amenhotep III. Outros exemplares foram identificados na Grécia antiga, (c. 500 a.C.). Na China, o astrônomo Y. Hang inventou uma clepsidra que indicava os movimentos dos planetas.



Relógio de Areia

A ampulheta é um dos meios mais antigos de medir o tempo. É constituída por duas âmbulas (recipientes cónicos ou cilíndricos) transparentes que comunicam entre si por um pequeno orifício que deixa passar uma quantidade determinada de areia de uma para a outra - o tempo decorrido a passar de uma âmbula para a outra corresponde, em princípio, sempre ao mesmo período de tempo.

Eram frequentemente utilizadas em navios (onde se usavam ampulhetas de meia hora), em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais, para contar o tempo dispendido numa chamada (no Norte de Portugal, por exemplo, esta prática era comum em algumas casas comerciais).

Foi muito utilizada na arte para simbolizar a transitoridade da vida. A morte, por exemplo, é muitas vezes representada como um esqueleto com uma foice numa das mãos e uma ampulheta na outra.



Relógio de Bolso

Por volta de 1500, Pedro Henlein, na cidade de Nuremberg, fabricou o primeiro relógio de bolso, denominado pela forma, tamanho e procedência, de "Ovo de Nuremberg". Era todo de ferro, com corda para quarenta horas e precursor da "Mola Espiral". Era constituído por um indicador e por um complexo mecanismo para badalar. Foi sem dúvida, em muitos países, o acelerador para diversas invenções e melhorias, principalmente na Europa , desenvolvendo-se de maneira vertiginosa à indústria relojeira.



Relógio de Pulso

Os primeiros relógios usados pelas pessoas foram os relógios de bolso. Eram muito raros e tidos como verdadeiras jóias, pois poucos tinham um. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia.

O relógio de pulso foi inventado pela empresa Patek Philippe no fim do século XIX, embora costume-se atribuir, erroneamente, a Santos Dumont os louros da invenção desta modalidade de relógio.

De facto, a Princesa Isabel, então exilada na França, deu-lhe uma medalha de São João Batista. Preocupado que o uso da medalha no pescoço pudesse machucá-lo, Santos Dumont colocou-a no pulso. Então teve a idéia de amarrar um relógio no pulso para controlar melhor os seus tempos de vôo. Não se sabe ao certo, mas outro motivo seria que durante os voos, ele teria dificuldade de tirar o relógio do bolso. Santos Dumont encomendou então a seu amigo joalheiro, Louis Cartier, um relógio que ficasse preso ao pulso, para que ele pudesse cronometrar melhor as suas experiências aéreas.

Em março de 1904 Cartier apresentou o que é considerado erroneamente o primeiro relógio de pulso do mundo, batizado de Santos, com pulseira de couro. No entanto, os relógios de pulso já eram conhecidos e usados anteriormente. O que acontecia é que eram adereços essencialmente femininos e eram geralmente feitos sob encomenda. Na verdade, a Santos Dumont coube a popularização do relógio de pulso entre os homens. A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de uma forma prática de saber as horas.




Relógio Digital

O Relógio Digital é um tipo de relógio que utiliza meios eletrônicos para controlar as horas. Utiliza energia elétrica, que é normalmente suprida por uma bateria de pequena carga. Ele utiliza um cristal piezoelétrico que gera pulsos elétricos a uma freqüência constante (usualmente 50 ou 60Hz). Geralmente, as horas são exibidas através de um visor de LEDs ou cristal líquido.

Relógios digitais são pequenos, baratos e precisos. Por isso, são associados a praticamente todos os aparelhos eletrônicos, como aparelhos de som, televisores, microondas e telemóveis. Entretanto, os relógios de pulso analógicos são mais populares do que os relógios digitais. Uma variação bastante comum é o relógio analógico a quartz.
 
 
 
 
 
Os meios de conservação e disseminação do tempo, sofreram ao longo dos séculos uma grande evolução, marcada pelo aperfeiçoamento constante de vários dispositivos bastante engenhosos e singulares em sua evolução.



Partindo-se do Sol como referência natural em função dos dias e das noites, os relógios de Sol foram acompanhados por outros que utilizavam o escoar de líquidos, areia ou a queima de fluidos, até se chegar aos dispositivos mecânicos que originaram as pêndulas.



Com a eletrônica e a descoberta do efeito piezoelétrico, os relógios a quartzo passaram a servir como padrões, evoluindo posteriormente até os atuais padrões de Césio e Maser de Hidrogênio.



Em paralelo, a referência da rotação do nosso planeta também deixou de ser confiável e embora sua translação ainda seja utilizada como referência para o Tempo das Efemérides, é nos "Pulsar", estrelas de neutrons com pulsações bastante regulares, que o homem busca agora, uma referência estável que seja imune as variações de diversas origens observadas no interior do Sistema Solar.



Em nosso País, desde o início de suas atividades no tempo do Império e a partir de 1913, através de uma lei específica, o Serviço da Hora do Observatório Nacional, vem gerando, conservando e disseminando a Hora Legal Brasileira, seja por meios próprios ou através de emissoras de Rádio, TV e da EMBRATEL, a todo o território nacional com diferentes níveis de exatidão e confiabilidades. O atual sistema, com emissão centralizada no Rio de Janeiro, poderá ser aperfeiçoado e expandido, beneficiando toda a comunidade usuária com as transmissões passando a provir de uma nova estação emissora em Brasília, sem que sejam extintos os trabalhos já existentes nos locais atuais.



Neste trabalho está resumida a evolução do relógio ao longo dos séculos, bem como os principais eventos associados ao campo de Tempo e Freqüência.

RELÓGIOS

UMA EVOLUÇÃO MARCADA COM O TEMPO
A história dos relógios acompanha, efetivamente, a própria história da civilização. Iniciando-se por volta de 5000 anos passados registra a evolução do homem em seu progresso através dos tempos até os nossos dias.



Iniciada a pouco mais de um século, a industrialização dos relógios é relativamente recente. Na atualidade é uma das indústrias mais evoluídas do nosso planeta, sendo produzidos em todo o mundo cerca de 250 milhões de unidades anualmente. Isto sem dúvida porque a medição do tempo foi, é, e certamente continuará a ser uma preocupação permanente.



CRONOLOGIA DOS RELÓGIOS

SÉCULOS.


Século XXXI aC

3000 a.C. - Relógio de Sol. Surge o primeiro Gnomon.


Século XVI Ac

1500 a.C. - Inscrição funerária egípcia menciona uma clepsidra, relógio de água, construída para o rei Amenophis I.
 
Século X aC

950 a.C. - Homero menciona em suas obras os períodos do dia e do ano solar.
Século VII aC

600 a.C. - Referência a um relógio de sol, chamado "pedra horária", construído na Babilônia, por Beroso.

Século V aC

430 a.C. - Na Grécia começa a ser usada a clepsidra.

Século III aC

287 a.C. - Arquimedes inventa as rodas dentadas.

Século II aC

157 a.C. - Roma conhece a clepsidra, levada por Scipião Násica.

Século I aC

27 a.C. - É erigido no Campo de Marte, em Roma, um obelisco com a função de Gnomon.

Século III

250 - d.C. Surgem referências aos primeiros relógios de areia, ampulhetas.
Século VIII

721 - Y. Hang, astrônomo chinês, constrói uma clepsidra mecânica que indicava o movimento dos astros.

Século IX

885 - Alfredo o Grande usa velas para medir o tempo.
 
Século XI

1090 - O chinês Su-Sung publica um tratado sobre relógios de torre, movidos a água.

Século XIII

1251 - O arquiteto Villard desenha um escapamento de relógio.

1292 - É construído o relógio da catedral de Canterbury.

Século XIV

1330 -O abade Ricardo de Walingfard constrói o relógio astronômico de Santo Albano.

1380 - Surgem na península itálica os primeiros relógios domésticos.

Século XV

1459 - A fita de aço é pela primeira vez aplicada nos relógios como elemento motor, a mola.

1500 - Pedro Henlein, de Nuremberd inventa um relógio portátil.

Século XVI

1525 - O caracol é inventado por Jacob Zech, de Praga.

1530 - Começam a ser usadas platinas de latão nos relógios portáteis.

1549 - Os portugueses introduzem no Japão os relógios mecânicos.

1560 - Surge a corrente do caracol, que substitui o fio de tripa.

1570 - Inicia-se a aplicação das figuras animadas na relojoaria.

1582 - Galileu Galilei descobre o isosincronismo das oscilações do pêndulo.


1585 - Jost Burgi constrói um relógio com corda para três meses.

1587 - Começa em Genebra, Suíça, a fabricação de relógios.

1600 - Generaliza-se a produção e uso de relógios portáteis, que tomam as mais variadas formas.

Século XVII


1610 - Inicia-se o uso dos vidros de proteção sobre os mostradores e ponteiros dos relógios portáteis.

1640 - Galileu Galilei, com 76 anos e cego, dita a seu filho e a seu aluno Viviani todos os detalhes que permitiram a estes desenhar o célebre relógio de Galileu, provido de um pêndulo e um escapamento livre.

1650 - Christian Huygens planeja a aplicação do pêndulo nos relógio.

1657 - É construído o primeiro relógio a pêndulo pelo relojoeiro Salomão Coster, de Haia.
 
1670 - O ponteiro de minutos começa a ser aplicado.

1675 - Christian Huygens inventa a espiral de aço, cabelo, para relógios de bolso, substituindo a cerda de porco.

1676 - Quare e Barlow criam a soneria de repetição, batendo horas e quartos, pela pressão do suporte da argola, nos relógios portáteis.

1700 - Surgem neste século os primeiros relógios de azeite.

Século XVIII

1704 - Nicolas Fatio é o primeiro a produzir e usar nos relógios rubis perfurados como mancais.

1714 - O parlamento inglês oferece um prêmio para o construtor de um relógio que permitisse melhor determinação da longitude no mar.

1726 - George Graham inventa o pêndulo com compensação a mercúrio.

1730 - O primeiro relógio Cuco é fabricado na Floresta Negra.

1748 - Pierre Le Roy apresenta à Academia de Ciências de Paris um escapamento livre.

1751 - É fabricado em Paris, por Le Plat, um relógio que carrega sua corda, com variações da pressão atmosférica.

1759 - Thomas Mudge inventa o escape a âncora para relógios portáteis, ainda usado em nossos dias, com algumas alterações, em todos os modernos relógios de pulso à corda.

1761 - John Harrison, com o seu cronômetro de marinha número quatro, resolve o problema das longitudes no mar e recebe do governo inglês uma parte do prêmio de 20 mil libras.

1761 - Pela primeira vez é usado o termo cronômetro por Pierre Le Roy.

1765 - Surge o ponteiro central de segundos.

1775 - John Arnold inventa o cabelo helicoidal, para cronômetros.

1790 - Abraham Louis Breguet melhora e introduz inovações importantes nos relógios de bolso, tais como corda automática, sistema a prova de choque, etc..

1800 - É inventada a pilha elétrica, por Alexandre Volta.

Século XIX

1830 - Pela primeira vez um pêndulo é acionado pela eletricidade pelo físico Zamboni, de Verona.

1840 - Lord Grimthorpe inventa o escape à gravidade, concebido especialmente para o Big-Ben de Londres.

1842 - Adrien Philippe inicia a fabricação de seus relógios de bolso, com corda pela coroa.

1856 - Louis Clement François Breguet idealiza um dispositivo eletromagnético, para carregar a corda dos relógios.

1865 - George Fréderic Roskopf inventa o escapamento econômico, com âncoras de pinos.

1880 - O casal Curie descobre as qualidades piezo-elétricas do cristal de quartzo.

1884 - O meridiano de Greenwich é aceito internacionalmente como o ponto inicial na escala dos meridianos para o cálculo das longitudes.

1884 - Thomas Alva Edison descobre a emissão termoiônica, efeito de Edison, que permitiu a criação da válvula eletrônica.

1891 - Sigismundo Riefler inventa um escapamento para pêndulo de Observatórios.

1900 - Inicia-se o uso dos relógios de pulso.


Século XX

1912 - Primeira Conferência Internacional da Hora em Paris: - unificação dos sinais horários por rádio. Uso universal do Greenwich-Mean Time.

1914 - John Harwood patenteia um dispositivo de corda automática, adaptado para os relógios de pulso.

1918 - H. E. Warren realiza o primeiro motor elétrico síncrono, para relógios.

1928 - A IAU recomenda a designação "Universal Time" para o dia solar médio em Greenwich contado a partir de meia-noite.

1930 - Warren A. Morrison constrói o primeiro relógio a cristal de quartzo.

1935 - Comparações entre observações astronômicas e os relógios de quartzo em Postdam indicaram variações irregulares e imprevisíveis na rotação da Terra.

1941 - É fundado em São Paulo o Instituto Brasileiro de Relojoaria.

1942 - I. I. Rabi inicia as pesquisas relacionadas ao núcleo dos átomos, o que levará ao relógio atômico.

1948 - Surge experimentalmente o primeiro transistor, devido aos trabalhos de Willian Shochley.

1948 - O primeiro relógio atômico é construído no "National Bureau of Standard", EUA.
 
1948 - Pesquisas sobre relógios, comandados por sinais de rádio, são iniciadas no Brasil, por Dimas de Melo Pimenta.

1950 - Introdução da escala de tempo das Efemérides (ET).

1955 - Charles H. Townes orienta a construção do relógio atômico de Maser.

1956 - J.R. Zacharias e R.T. Daly, apresentam o primeiro relógio atômico comercial.

1957 - Max Hetzel, da fábrica Hamilton dos EUA, apresenta o primeiro relógio de pulso eletrônico.

1958 -O Laboratório de Pesquisas Relojoeiras, de Neuchatel, constrói o primeiro relógio atômico suiço.

1958 - P. Bender do NBS (EUA), desenvolve técnica que permite mais tarde a construção de padrões atômicos de rubídio.

1959 - A fábrica Dimep do Brasil inicia as pesquisas para a fabricação de relógios a quartzo no Brasil.

1960 - As forças armadas americanas concebem o projeto para o sistema GPS de navegação que como subproduto permite a disseminação de tempo e freqüência no mundo inteiro, com grande precisão.

1967 - Aparecem no mercado mundial os primeiros relógios de pulso a quartzo, com mostradores e ponteiros convencionais.

1967 - A 13a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), passou a considerar o padrão de Césio, como base para a definição da unidade de tempo (segundo).

1969 - Criada a escala de Tempo Atômico Internacional(TAI).

1970 - Começa a funcionar no Brasil, no Observatório Nacional, o 1° Padrão Atômico de Césio.

1972 - Começa a ser comercializado nos EUA os relógios de pulso com mostrador digital de LED.
1972 - O novo sistema de Tempo Universal Coordenado (UTC), baseado nos padrões atômicos, passou a vigorar à partir de 1° de janeiro.

1973 - Aprovação do sistema GPS.

1974 - Chega ao Observatório Nacional, o 1° Padrão Atômico de Rubídio.

1978 - Lançamento do primeiro dos 18 satélites que comporão o sistema.

1983 - Lançamento do oitavo satélite do sistema GPS.

1985 - Lançamento do décimo primeiro satélite do sistema GPS.

1987 - A fábrica de automóveis GM nos EUA planeja ter em seus automóveis receptores para o GPS.

1996 - Instalados no Observatório Nacional, 2 Masers de Hidrogênio da Marca KVARZ, os primeiros do Hemisfério Sul.

1997 - Instalados no Observatório Nacional, dois padrões de Césio HP5071A, os mais modernos da atualidade.





Cartier



Chopard



Franck Muller




Omega


Patek Philippe





Vacheron Constantin



www.fvmedodificuldade.no.comunidades.net


CONTATO: (13) 3379-7552. (13) 3467-9848.